As Pontes derretidas do Google Earth

clement-valla-7[6]

O Google Earth faz a mesma coisa quando mapeia nosso planeta. Tira fotos de toda a superfície terrestre (2D, como se fosse o rótulo), mas leva em consideração o relevo da terra (o 3D, como se fosse a garrafa) para poder simular uma visão mais tridimensional em alguns lugares.

clement-valla-3[2]

Esse processo é feito com algorítmos, uma conversa entre computadores e satélites, para que as coisas se encaixem com perfeição. Ironicamente, essa perfeição acaba gerando distorções, principalmente em pontes e estradas, que acabam ganhando o mesmo contorno do chão porque nossas amigas máquinas não sabem que a ponte não faz parte do leito do rio.

FÁCIL DE ENTENDER O QUE ACONTECE:

oldcabinstillclose

Peguei essa imagem acima para facilitar: tá vendo aquelas frases em vermelho na tampa? É como se fossem as pontes, elas seguem o relevo.

clement-valla-10[2]

Na maioria das vezes essa distorção não é perceptível, mas em alguns lugares, dependendo da diferença na topografia e no contraste entre sol e sombra,  pontes e estradas são completamente derretidos pelo Google Earth.

clement-valla-5[2]

Clement Valla é um caçador dessas anomalias onde, paradoxalmente, o acerto gera o erro. As imagens são do GE, mas ele as coleciona.

Ah, máquinas… O duro são as exceções não é mesmo?

[via]

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (3)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More