Uma escultura do tamanho de um espermatozóide

PrintEssa é a menor escultura de uma forma humana (uma estátuazinhainhainha) já feita em toda a história. Ela mede aproximadamente 80 x 100 x 20 micrômetros (um micrômetro é a milésima parte de um milímetro). É mais ou menos o mesmo tamanho de um único espermatozóide, ou o equivalente ao que crescem as suas unhas, em algumas poucas horas.

COMO FOI FEITA?

Foi feita agora em outubro, em uma impressora 3D, através de uma técnica chamada Litografia Multifotônica (Multiphoton Lithography).

PrintÉ resultado de um fenômeno físico, uma solidificação resultante da absorção de dois tipos de fótons, que eu não vou me atrever a tentar explicar, mas que pode ser detalhada no video abaixo ou no site do artista, o Jonty Hurwitz.

Cupid-ant-insect-2-heavenlyO que posso afirmar sem medo de errar é que é um processo longo e complicado, que começa com uma modelo sendo fotografada por 250 câmeras e que acaba tão nano que você precisa de um microscópio para poder admirá-la.

2014-01-19+12.40.29

O AUTOR EXPLICA

Há 6 mil anos, estávamos pintando as paredes das cavernas.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More