O sinaleiro saltador de trens

No finalzinho do século 19 James Wide trabalhava como sinaleiro em uma Companhia ferroviária, na Africa do Sul.

sinaleiroSeu trabalho era operar aquelas alavancas nos trilhos, desviando os trens para suas devidas rotas. Todos o conheciam como “o saltador” porque ele vivia pulando de trem em trem, de vagão em vagão. Gostava de entreter os passageiros com sua habilidade. Até que um dia, depois de centenas de saltos perfeitos, ele calculou mal e foi parar embaixo de um trem em movimento, e só sobreviveu por um milagre.

James perdeu ambas as pernas.

Com o tempo foi se recuperando, construiu suas próprias próteses e uma cadeira de rodas improvisada. Conseguiu voltar ao trabalho. Não demorou muito para James perceber suas limitações, o que o fez pensar em como poderia se adaptar a nova realidade. Foi assim que arrumou Jack, para ajudá-lo a empurrar a cadeira. Como as alavancas eram pesadas, Jack acabou ajudando também com elas. Sob o comando preciso das instruções de James, a dupla logo dominou totalmente as demandas de um trabalho de sinaleiro de ferrovia. E tudo ia muito bem até uma passageira apresentar uma queixa oficial (e compreensível) a respeito de um detalhe que ainda não contei.

Jack era um macaco. Mais precisamente um babuíno Chacma.

jackDe ajudante pessoal à sinaleiro de trens. E macaco.

Como seria difícil convencer os passageiros que um macaco estava envolvido em um procedimento de combinação entre trens e trilhos, James e Jack foram demitidos e enviados para julgamento. Diante do juíz, Jack demonstrou com sucesso que a dupla era infalível e podia ser até considerada melhor do que um sinaleiro comum porque juntava a experiência com uma mobilidade e rapidez superiores.

podcast-episode-9-2A dupla James&Jack em serviço

Ao mesmo tempo, uma onda de manifestações de outros passageiros defendia à dupla e toda essa publicidade acabou levando muitos e muitos passageiros para a “Port Elizabeth Mainline Railway”. James e Jack foram recontratados, ambos com salários e registro – e trabalharam juntos por mais 9 anos, até 1890 quando Jack morreu.

2011-06-14-monkey-business-1

Jack com uniforme (+ registro e salário)

E essa é a história real de um bi-amputado e um macaco que passaram anos trabalhando em equipe, desviando trens na Africa do Sul, sem ocorrências de acidentes. Update… or Die.

[via]

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More