Um olhar otimista sobre a África em 2030.

No geral, tendemos a olhar o mundo de uma forma pessimista. Até porque, na maioria das vezes, é assim que o mundo é apresentando para nós. Todos os dias ficamos sabendo mais sobre a corrupção, a maldade do ser humano, os problemas ambientais e a escassez de recursos naturais. Pouco falamos sobre os reais avanços da humanidade e quando falamos, eles vem sempre com aquele tom cuidadoso, que mais parece uma crítica de ficção cientifica do que uma notícia de fato.

Nos últimos meses tenho estudado a fundo o outro lado da moeda, tentando enxergar por uma outra lente todas as transformações que estamos vivendo. Foi ai que encontrei o livro Abundance do Peter Diamandis, co-fundador da Singularity Universitiy e o cara mais otimista que eu já vi.

Abundance fala sobre um futuro próximo onde a tecnologia atingirá um patamar tão avançado que será possível criar em abundancia, tudo aquilo que hoje ainda é escasso na humanidade.

É muito fácil ser pego no pessimismo nos dias de hoje. Nós nunca tivemos tanto conhecimento dos nossos problemas, e isso é realmente assustador. Mas por outro lado, nós nunca estivemos tão perto de resolver todos eles.

A internet está nos conectando de uma maneira orgânica aos problemas coletivos da humanidade criando uma nova consciência que junto ao desenvolvimento exponencial da tecnologia e da ciência podem transformar o mundo de uma maneira avassaladora e positiva nos próximos anos.

Quem vem se jogando de cabeça neste movimento transformador do futuro é o fundador da Microsoft. Em janeiro, Bill divulgou no seu novo canal Gate’s Notes, sua visão otimista sobre os próximos 15 anos do continente africano.

Ele acredita que a Africa pode aumentar sua produção de alimentos em 1.5x, chegando ao ponto de se tornar auto-suficiente em 2030.

Junto com Gates, milhares de outras iniciativas estão surgindo todos os dias para transformar o mundo num lugar melhor. Pode parecer ingênuo. Pode ser até utópico. Mas será que não vale a pena acreditar nesse futuro e lutar para ele acontecer?

 

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More