Telinha na telona: o truque que todo diretor adora usar para retratar mensagens de texto

tela

É um tópico bem específico, mas para quem trabalha com cinema, propaganda ou televisão, é um detalhe interessante que mostra como as linguagens tem evoluido para acomodar os novos hábitos e comportamentos.

A fatídica cena da mensagem de texto no meio da história.

tela3
Bleargh

Mostrar um personagem recebendo ou enviando uma mensagem de texto em um filme (ou novela) sempre fica meio esquisito. O hábito é realmente cada vez mais comum na vida das pessoas e é natural que seja incorporado nas histórias. Mas do ponto de vista da solução cinematográfica sempre acaba virando um pepino porque os aparelhos e as telas são cheios de informações e, como sabemos, isso tudo precisa de autorização, pagamentos, autorizações, etc. E os textos ficam pequenos, difíceis de ler. E tem moiré, batimento. Faz fake. Encrenca. Colocar o ator lendo a mensagem em voz alta é outra solução comum, mas igualmente esquisita.

Até que algum diretor resolveu o problema, discretamente, lá por volta de 2001 em alguma propaganda, usando a própria tela do filme para apoiar a mensagem de texto! Óbvio!

textfilm
dá uma rebaixadinha na luz e manda pau

E agora, alguns anos depois, todo diretor faz assim. É a solução predileta para situações em que exista uma mensagem de texto na cena. “Gente, vamos fazer onscreen”.

tela2

test4

O video abaixo, criado e produzido por Tony Zhou,  explora o tópico em detalhes.

 

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More