Pesquisadores de games – parte I

Sempre que falamos de videogame, game design, gaming concepts e indústria de games é natural pensarmos em grandes produtoras ou grandes lançamentos da área. O que esquecemos muitas vezes é que a indústria de games não gera somente produtos de entretenimento, mas também produz uma enorme gama de estudos sobre o assunto.

A maturidade que os diferentes mercados de games atingiram geraram enormes possibilidades para quem quer estudar interface, psicologia, semiótica, roteiro, programação e um sem número de outras opções dentro dessa área.

Selecionei aqui uma breve lista de pesquisadores de diferentes lugares do mundo. Alguns deles não atualizam com muita frequência seus sites, mas vale como fonte de referência para livros, artigos ou até mesmo um e-mail de contato.

Faltaram nomes nessa lista? Sem dúvida. Faltaram mais pesquisadores brasileiros? Certamente que sim. Eu acredito no poder colaborativo da internet e convido os leitores a mandarem sugestões para um segundo post sobre o assunto (por isso o “parte I” no título). Enviem para [email protected] suas sugestões; segue a breve lista momentânea (clique no nome para saber mais):

JESPER JUUL – pesquisador escandinavo que recentemente publicou um estudo sobre casual games e um ensaio sobre “a dor de jogar videogames”.

T.L.TAYLOR – pesquisadora do MIT especializada em etnografia de games, estudos de avatares e game design.

IAN BOGOST – um “arqueologista” dos games e especialista em retórica procedimental.

JANET MURRAY – autora do seminal “Hamlet no Holodeck”, seus estudos perpassam diferentes áreas da comunicação interfaceando com os games.

RAPH KOSTER – um estudioso da “teoria da diversão”.

MAURO BERIMBAU – coordenador do Game Lab ESPM e especialista em advergames (com direito a mestrado e tudo).

MARCELO SIMÃO VASCONCELLOS – Tive a honra de escrever um artigo com esse cara para um congresso em Oxford. Marcelo é especialista em games para a área da saúde.

ERIC ZIMMERMAN – autor de RULES OF PLAY e game designer. É um pesquisador que mostra a união da prática com a pesquisa.

JANE McGONIGAL – pioneira nos estudos de ludificação, gamificação e game designer.

JOE BAXTER WEBB – estudioso inglês que pesquisa sobre gênero e narrativa em games.

VICENTE MARTIN – vou fazer um jabá aqui e divulgar meus estudos de gaming concepts também.

GONZALO FRASCA – uruguaio e um dos grandes nomes da pesquisa de games mundial; game designer e estudioso de games em educação e política.

ATUALIZAÇÕES (valeu pelas dicas, Rafael Cordeiro)

ARLETE DOS SANTOS PETRY – pesquisadora brasileira que possui em seu trabalho ênfase em games para comunicação.

LUIS CARLOS PETRY – mais um brazuca na lista; estudioso que se dedica a investigação e produção a partir do pensamento tridimensional na hipermídia, metaversos e games.

MAIS ATUALIZAÇÕES

PEDRO BACCHINI – mais um pesquisador brasileiro entrando na lista.

FREDERICO TALES ALENCAR – estudante dos games e desenvolvedor.

ANDRÉ BATAIOLA – Área de interesse principal: jogos educacionais. Áreas de interesse correlatas: animação, narrativas interativas e design de jogos de computador.

ESTEBAN CLUA – Sua área de atuação está especialmente focada na área de Computação Gráfica tempo real, Video Games, Realidade Virtual, GPUs, visualização e simulação

GEBER RAMALHO – Atua nas áreas de intêligencia artificial e entretenimento digital, estando entre os pioneiros no Brasil na área de jogos digitais.

ANDRÉ NEVES – Atua principalmente na investigação, desenvolvimento e aplicação de métodos e técnicas de design como instrumento de inovação em Jogos Digitais.

NELSON ZAGALO – Áreas de interesse principais: interatividade, videojogos, cinema, novas mídias, emoção e realidade virtual.

RUI PRADA – Interesses de investigação: Agentes Socialmente Inteligentes, Computação Afectiva, Ambientes Virtuais Colaborativos, Concepção Centrada no Utilizador e Jogos de Computador.

EMMANOEL FERREIRA – Professor da Universidade Federal Fluminense. Já publicou trabalhos sobre narrativas, imersão, indie games, entre outros tópicos.

MIA CONSALVO – Professora da Universidade Concordia de Montreal. Tem diversas publicações relacionando games e gênero, também pesquisa o cheating (“trapacear” ou ganhar vantagem, inclusive contestando o famigerado conceito do ‘círculo mágico’ de Huizinga.) entre outros.

EWAN KIRKLAND – Professor da Universidade de Brighton. Publicou um livro relacionando Silent Hill e os Survival Horrors ao Gótico, assim como a representação da ‘masculinidade’ em Silent Hill, entre outros temas relacionados.

FLAVIA GASI – pesquisa videogames e mitologia; de quebra participa do IGN.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More