O programa educativo de 1956 que inspirou Muppets, Cosmos, Beakman e muito mais

Estamos em 1956.

Ainda não existia o Muppet Show.
Nem o Cosmos, com o Carl Seagan.
Nem o Mundo de Beakman.
Nem os talks do TED.

Mas de certa forma, as sementes disso tudo estavam alí na “Hora da Ciência” (The Bell Telephone Science Hour TV specials ), o programa educativo que a Bell Telephones levava até os privilegiados proprietários de um aparelho de televisão.

Nessa época, se você quisesse aprender sobre ciências, só existiam 3 caminhos: a escola, a biblioteca ou um laboratório, o que não era de fato uma possibilidade se você fosse uma criança.

O “Science Hour” foi uma das primeiras iniciativas de aproximação entre o aprendizado e o entretenimento, um cruzamento que a gente adora e exercita diariamente por aqui. Gente criativa empacotando conhecimento para otimizar o aprendizado e inspirar pessoas! Por exemplo: a produção do programa ficou por conta de ninguém menos que Frank Capra, que nas duas décadas anteriores havia se transformado em um dos maiores e mais premiados diretores de longa-metragens. E o apresentador (Dr. Research) era mesmo um grande professor chamado Frank Baxter, que lecionava na UCLA.

cosmic2

The Strange Case of The Cosmic Rays

Abaixo o episódio “The Strange Case of The Cosmic Rays”, estrelando Edgar Allan Poe, Charles Dickens e Dostoyevsky em forma de bonecos, que mais tarde serviriam de inspiração para Jim Henson fazer o Sesame Street (1969) e o Muppet Show (1976).

cosmic6

cosmi3

 

Abaixo, outros episódios. Relaxe, separe uma hora do seu dia e volte para 1956.

[via]

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More