Mesa & Cadeira: os criadores de arco-íris

279

(post enviado pela leitora Karen Rozenbaum)

Durante cinco dias, quinze profissionais escolhidos a dedo pela equipe da Mesa&Cadeira se reuniram em uma sala do magnífico edifício Red Bull Station para completar uma missão impossível: projetar um jogo de luzes coloridas em forma de arco-íris sobre fachadas de edifícios no centro de São Paulo.

Programadores, comunicadores, diretores de arte, profissionais da ciência molecular, multimídias, artistas, arquitetos e outros multiusos montaram uma verdadeira força-tarefa para cumprir com o objetivo. E foi uma experiência incrível.

projetor

Berndnaut Smilde, artista holandês, conhecido como “o criador de nuvens”, era o líder da Mesa. A ideia de reproduzir o arco-íris noturno em um espaço com grande circulação de público veio dele. Daí, toda a parte de pré, produção e os desdobramentos, foram criados de maneira colaborativa, entre todos os integrantes. Uma dinâmica pra lá de interessante e super prática que fez esse grupo tão diverso e tão complementar se entregar e realizar um projeto grandioso em apenas seis dias e gastando quase nada.

  • Vamos projetar as luzes naqueles três prédios? Bóra escrever várias cartas e ir lá pedir autorização para os síndicos. E se deixarmos um recadinho nos elevadores informando os moradores sobre o evento e convidando eles a participar também? Ótima ideia!

3

O retorno não poderia ter sido melhor: ao chegarmos no edifício que estávamos mais preocupadas por se tratar de um complexo comercial, o simpático síndico Sr. Mário abriu um sorriso gigante e disse “Onde está esse papel, vou assinar já! E vestirei minha melhor camisa.”

E não é que ele apareceu super alegre no evento?

4

(Mário, Berndnaut e amigo do Mário)

Precisamos construir a instalação do prisma, comprar madeira, pregos, óleo mineral, alugar as luzes…Ah, mas construir nós mesmos é mais divertido, vai? Bóra pra oficina!

5

Queremos deixar uma memória para as pessoas de São Paulo. Não só para as que acompanharam a ação in loco, mas também para tantas outras…Bóra desenvolver uma dinâmica em que fazemos a captação da foto no momento em que ocorre o arco-íris, daí a gente imprime e transforma em um presente para os paulistas. Além, é claro, de reunirmos em um só lugar todas as reações e fotos espontâneas que as pessoas postaram no quadrilátero da instalação – já disponíveis no site presente.mesaecadeira.com

arco

E o evento em si, o que vai rolar? O Present(e). Nome da exposição. Nome da experiência, melhor dizendo. Ali, naquele momento. Único, presente. Um respiro e um direito de admirar, por alguns minutos, a beleza de se estar ali, inteiro, recebendo luzes de alegria em meio a tanta escuridão.

7

“Somos doers e vocês vão perceber como sentiremos tudo o que aprendemos depois”, disse a carismática Lígia, mediadora da Mesa. E ela tinha razão. Que experiência.

Obrigada Berndnaut por nos nutrir com tamanha inspiração. Obrigada meninas do Mesa&Cadeira por nos proporcionar esses seis dias tão significativos. Obrigada aos 15 profissionais, e hoje mais amigos do que colegas, que compartilharam seus saberes e tantas trocas.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More