O tecido-touch anunciado pelo Google pode mudar a indústria fashion

jacquard

Essa semana aconteceu o Google I/O em San Francisco: um dos eventos mais esperados do ano por desenvolvedores e nerds de todo o planeta.

Entre as novidades anunciadas pelo Google este ano estão:

  • Android M: uma nova versão do Android
  • Google Now on Tap: uma camada do sistema operacional do celular que vai provavelmente acabar com o conceito de aplicativos como os conhecemos
  • Google Project Brillo: um sistema operacional para a internet das coisas
  • Google Weave: uma linguagem universal para que objetos conectados conversem entre si

Mas tem um outro anúncio ainda muito pouco comentado (e é para isso que estamos aqui hoje): o Google Project Jacquard.

Photo-2015-05-29-9-44-42-AM-e1432921565902

O projeto trata de um tecido conectado, que pode ser usado para fabricar qualquer tipo de roupa inteligente que os criativos desse mundão afora forem capazes de imaginar.

atap-jacquard-demo

tumblr_np4fs9M0wX1qav3uso1_500

Sim, um tecido touch.

Imagine conseguir passar para a próxima música sem precisar tirar o celular do bolso. Na verdade, basta deslizar o dedo sobre o tecido da sua calça – e ela automaticamente muda a música para você.

Ou imagine controlar a luz do seu quarto simplesmente deslizando o dedo sobre o edredon.

Dá uma olhada no vídeo abaixo, que anuncia o projeto:

A ideia de tecidos conectados não é nova. Mas é a primeira vez que alguém promete trazer a inovação em escala para a indústria fashion, sem que as máquinas que criam tecidos hoje em dia precisem ser completamente reconstruídas. Tanto é que a Levi’s, em parceria com o Google, já anunciou a primeira leva de jeans que usarão a nova tecnologia.

“Se você consegue colocar esse tipo de sensor em tecidos, você está automaticamente indo em uma direção diferente dos eletrônicos. Você está fazendo um dos materiais mais básicos do mundo ser interativo.”, diz o idealizador do projeto.

spinning-the-yarn-2_2xweaving-interactive-textiles-3_2xspinning-the-yarn-1_2xweaving-interactive-textiles-2_2xmaking-clothes-intelligent-1_2x producing-at-scale-2_2x making-clothes-intelligent-2_2xMG 6997 1024x683

Link: Project Jacquard >

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More