A morte, a “jornada do herói” e Disney.

tumblr_mxtdi7fsvX1s6o6f6o9_1280

Olhe ao seu lado. Tenho certeza que todas as pessoas ao seu redor já viram algum desenho Disney durante a vida. Desde 1923 Disney e seus roteiristas fizeram questão de tentar mostrar o imaginário infantil, suas fantasias e um pouco da inocência que salteava nas cabeças das crianças, mas pouco a pouco, algumas produções foram trazendo um contexto mais adulto e começaram a abordar assuntos que assustariam qualquer criança desavisada. Essa abordagem deu certo e junto com essa intenção mais adulta em seus filmes, os estúdios Disney começaram a mostrar a morte um pouco mais de perto, principalmente a morte dos pais dos personagens principais. Quem não sofreu com Bambi, Rei Leão ou até mesmo o peixinho Nemo?

No final da década de 80, Christopher Vogler, um dos principais roteiristas de Hollywood foi contratado para escrever um memorando para os estúdios Disney, nesse documento Vogler indicava uma espécie de “jornada do herói” baseado nas teorias do antropólogo Joseph Campbell para serem seguidos pelos roteiristas de Disney. Esse documento influenciou mais de 10 filmes da Disney e virou o livro “The Writer’s Journey: Mythic Structure For Writers” (A jornada do escritor: Estrutura Mítica para roteiristas).

journey

Fiz aqui uma pequena relação de filmes que abordam a morte e tentam seguir as teorias de Campbell sobre a “Jornada do Herói”. Levando seus protagonistas a vivenciarem a dor da perda e outros sentimentos.

[hr]

[hr_invisible]

BAMBI

Em uma das cenas mais desesperadoras do cinema. Bambi corre com sua mãe pela neve enquanto caçadores atiram e perseguem a dupla pela floresta. Eles correm e tentam fugir até que atrás de uma colina sua mãe é abatida. Bambi depois de um tempo fica chorando e gritando pela mãe.

[hr_invisible]

MOGLI

Baguera encontra Mogli em um cesto de vime, possivelmente depois que a sua família tenha morrido afogada.

https://www.youtube.com/watch?v=amyGxohzxAQ

[hr_invisible]

DUMBO

O elefantinho sofre uma espécie de “bullying”, sua mãe o defende e tenta protege-lo, causando pânico nas pessoas que assistiam ao espetáculo. Ele é separado da mãe enquanto ela é levada presa e permanece assim quase todo o filme.

[hr_invisible]

O CÃO E A RAPOSA

Durante os créditos iniciais, a mãe da raposinha corre de caçadores com seu filho na boca. Um grupo de caçadores persegue a dupla com cães enfurecidos. Ela consegue esconder seu filhote e volta a correr pela colina enquanto ouvimos o tiro final ecoando pela floresta.

https://www.youtube.com/watch?v=QgmL1Ksgu84

[hr_invisible]

TARZAN

O filme é literalmente um amontoado de tragédias. Primeiro sua família tenta sobreviver em uma ilha depois de um naufrágio. Depois, Sabor o tigre, mata o filho de Kala a gorila. Em outra cena Sabor mata os pais de Tarzan. Kala descobre a tragédia ao ver pegadas de Sabor com o sangue dos pais de Tarzan. A gorila encontra Tarzan escondido na cabana dos pais, ao mesmo tempo de Sabor tenta devora-los.

Quando Kala encontra Tarzan e é atacada por Sabor.

https://www.youtube.com/watch?v=7oAi_bd9q_g

O filho da Kala morre por Sabor.

[hr_invisible]

REI LEÃO

Musafa, pai de Simba é assassinado por seu irmão. Simba, acompanha a morte do pai pisoteado por búfalos. Depois da passagem da manada Simba ainda tenta acorda-lo e se aconchega nas suas patas. Dúvido quem não chorou nessa cena.

[hr_invisible]

NEMO

Uma barracuda mata a mãe de Nemo e todos os seus irmãos, deixando seu pai para cuidar sozinho de seu único filho.

[hr_invisible]

BIG HERO

Tadashi, irmão do personagem principal, morre tentando salvar a vida de seu professor. Deixa o irmão sozinho com seu projeto de robô médico.

https://www.youtube.com/watch?v=1DIiBzHn-Ps

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More