Sobre leões, marcas, câncer e amor

lion

[hr]

É tempo de Cannes, época onde inesperadamente aparecem muitas propagandas para ONGs de crianças com câncer, que misteriosamente nunca vi na minha constante rotina na oncologia pediátrica.

[hr]

Vejo o esforço de marcas e agências em tocar o consumidor. Também passei por isso, tive uma agência por 10 anos onde comprei o discurso publicitário e vendi o que não acreditava.

Corta, abre a cena e estou na UTI diagnosticada com câncer.
Valeu a pena? Ajudei a salvar alguma vida vendendo aquele tênis maravilhoso com sistema de amortecimento inédito?

Corta a cena, a barriga e alguns pedaços.
Tiro o câncer, faço quimioterapia, termino o tratamento e começo o Beaba.

Que tal usar todo o conhecimento de tipos, cores, mensagem, para ensinar o câncer para as crianças?

Opa! Tem um diretor de criação que quer me ajudar, um redator, um diretor de vídeo e outro e outro e outro. Em um mês tínhamos uma equipe que talvez nenhuma agência sonhasse ter.

O Beaba foi crescendo, criou projetos, entre eles o Kit Higiene, um kit composto por produtos para higiene pessoal que salvam vidas durante o tratamento: álcool gel, filtro solar, hidratante e outros.

Por que não procurar uma empresa de higiene para nos ajudar, já que cada mês mais pacientes nos pedem? A empresa ajudaria a criança e quem sabe ganharia um consumidor para a vida toda.

“Não queremos associar nossa marca com câncer.”
“Preferimos incinerar a ter toda a burocracia de doação.”
“Um dia a gente vê isso.”

Fui de multinacionais a supermercados.
De farmácias a laboratórios.
Tudo que consegui foi nada.
Chegava em casa, ligava a TV e as mesmas marcas anunciando sobre relação com o consumidor, carinho e amor.

Em menos de um ano tivemos um trabalho aprovado no congresso internacional de oncologia pediátrica. O sonho de muitos profissionais oncológicos acontecendo com profissionais de comunicação.

Não tínhamos como ir. Buscamos empresas aéreas, hoteleiras e tudo que se relacionasse com o evento. Nada. Um amigo resolveu falar com uma empresa que nem nos conhecia. Em menos de uma semana estavámos com tudo fechado para ir para Toronto.

A empresa chamada HDI Seguros não tem seguro de viagens, mas tem diretores e funcionários com coração gigante. Estreamos em congressos mundiais.

O que a HDI nos pediu em troca? Nada.
Mas onde eu posso indicar seguros de autos da HDI, eu o faço.

Estreamos em mais hospitais, casas de apoios e eventos de faculdades de medicina. E continuamos precisando de mais kits.

No começo do ano fomos chamados para uma reunião no grupo BB & Mapfre.
Uma empresa com 6 mil colaboradores, dos quais alguns estavam com câncer.

Em uma atitude inédita e corajosa fomos convidados para participar do Grupo Cuidar, um grupo com reuniões mensais para tratar de temas oncológicos. Nós levaríamos os temas e os palestrantes, e o grupo BB & Mapfre levaria os pacientes colaboradores.

Hoje estamos no 6º encontro. Viramos uma família.
Deixamos de ser um encontro mensal e passamos a ser amigos. Temos um grupo no Facebook, nos falamos e nos vemos.

Alguns colaboradores voltaram a trabalhar, os colegas aprenderam a conviver com os pacientes e a empresa ficou mais querida do que já era.

Meus amigos passaram a fazer seguros no grupo BB & Mapfre. Dia desses recebi a justificativa da renovação de um seguro: trabalho lindo do Beaba com a empresa.

Olha que case lindo pra Cannes.

Há 2 meses enviamos mais um trabalho, desta vez para o maior congresso de oncologia do mundo. 30 mil médicos enviando seus trabalhos e sinceramente não achei que fossemos estar entre eles. Trabalho aprovado!

Os meninos da Sunset Comunicação tentariam a Nextel.
Pensei: eles já fizeram nosso vídeo, já nos ajudaram tanto que receber um não já seria maravilhoso.
Mas a resposta veio sim: podem arrumar as malas.

Foram 5 dias de eventos em Chicago, aprendendo e compartilhando nosso trabalho. Levamos muitos kits do Beaba com um agradecimento especial a Nextel dentro deles.

Quando eu entregava os kits após explicar sobre o Beaba a primeira pergunta dos oncologistas estrangeiros sempre era: o que é a Nextel? “É a empresa que acredita que se a gente informar mais sobre o câncer – de repente a gente muda – e salva mais vidas”.

Nenhuma das 3 empresas pediu que eu fizesse propaganda.
Nenhuma das 3 empresas usou o Beaba ou nossos pacientes para divulgar como eles são legais.
Mas eu divulgo: eles são muito legais!!!!

Se dependesse de mim teríamos um festival onde os jurados seriam os consumidores. E meus leões vão pra: HDI Seguros, Grupo BB & Mapfre e Nextel.

Muito obrigada por tudo!!!

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More