Quebra de tabu leva GP do Glass Lion

testeiraCannestouch-the-pickle-02“Glass Lion: The Lion for Change” foi uma das categorias que estreou no Cannes Lions deste ano. A ideia do prêmio é reconhecer trabalhos que desafiam o preconceito de gênero na publicidade. E, pela primeira vez na história do festival, o júri foi majoritariamente de mulheres – um dos dois homens entre os jurados foi Marcello Serpa, da AlmapBBDO.

O Grand Prix na categoria foi para o case “Touch the Pickle”, criado pela BBDO Mumbai para o absorvente Whisper, da P&G. A ideia, basicamente, era diminuir o tabu em relação ao período menstrual das mulheres, que são consideradas impuras durante esta época. Um dos mitos diz que as mulheres tornam profanos qualquer objeto que tocam quando estão menstruadas – por causa disso, elas não devem entrar nos templos, não devem entrar na cozinha e devem permanecer trancadas em seus quartos. O comercial de 30 segundos remete à esta história:

O assunto foi destaque no TedX Bangalore. No evento, Aditi Gupta e Tuhin Paul mostraram como foi feita a criação de “Menstrupedia”, uma história em quadrinhos que pretendia espalhar a consciência sobre a menstruação de forma divertida, e que contou com apoio da marca da P&G.

O que me causa estranheza é o fato de que cases que tratam de assuntos tão delicados têm que entrar uma ‘categoria específica’, onde os jurados devem separar melhores e piores. Eles poderiam reunir nomes em um conselho prévio e mostrar o que foi mais feito de bacana no ano. Mas é só uma opinião. :/

De qualquer forma, a organização conta que os quase 90 mil euros arrecadados com as inscrições serão doados para 10 instituições voltadas ao tema. Os delegados do festival poderão direcionar 10 euros para aquela que escolherem, pelo site http://inpactcode.com/glasslion.

[hr]

A NOSSA COBERTURA TEM O APOIO CULTURAL DO TWITTER BRASIL.

[hr]

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More