Ache qualquer lugar do mundo com três palavras

what3-02

testeiraCannes

what3
Cerca de 75% do mundo sofre com um endereçamento inconsistente ou inadequado. Isso significa que quatro bilhões de pessoas “estão invisíveis”. Instalações de água não podem ser consertadas, campos de refugiados e escolas informais permanecem sem endereço. Isso pode até ser bizarro em alguns países, mas em lugares mais pobres pode ajudar no problema do desenvolvimento. A ideia de “3 Words to Adress The World” é tentar resolver essa questão.

O projeto é um sistema de endereçamento universal baseado em uma grade de 3m por 3m. Segundo a organização What3Words, cada um dos 57 trilhões de quadrados deste tamanho no mundo foi prealocado com um endereço exclusivo e fixo de 3 palavras. O geocodificador transforma coordenadas geográficas nesses endereços de 3 palavras e vice-versa. Como se trata de um algoritmo, a solução precisa de menos de 10 MB, pequeno o suficiente para ser instalado em quase todos os smartphones, que funciona em vários dispositivos. Se trata, então, de um plug-in para negócios e indivíduos, por meio de um API.

Por que letras? Porque a capacidade das pessoas de memorizarem três palavras é quase perfeita. Imagina decorar números imensos como latitude e longitude? Cada idioma do What3Words tem uma lista de 25 mil palavras do dicionário. As listas passam por processos automatizados e humanos antes de serem sorteadas por um algoritmo que leva em consideração o comprimento da palavra, sua característica distinta, frequência e facilidade de soletração e pronúncia. O sistema já está traduzido para oito idiomas: inglês, francês, espanhol, português, russo, alemão, turco e sueco. Ah, mais uma coisa bacana: o What3Words funciona sem uma conexão de dados. :)

O lugar que mais gosto na cidade de São Paulo? “Tenha.copos.citada”. No Rio? “Corado.nisto.rindo”. A entrada do Palais, em Cannes? “Negociante.grutas.mutuários”. O case ganhou o Grand Prix em Innovation este ano. Use lá você também: https://map.what3words.com

Veja o case:

https://vimeo.com/112227335

[hr]

A NOSSA COBERTURA TEM O APOIO CULTURAL DO TWITTER BRASIL.

[hr]

 

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More