o grifo de abdera: novo livro de lourenço mutarelli

Sou fã do trabalho do Lourenço Mutarelli. Travei contato com a obra dele com a HQ Transubstanciação em meados da década de 1990. De lá pra cá li e assisti tudo que ele produziu; afinal de contas, Mutarelli é um desses talentos inquietos que pensa multiplataforma. O cara faz HQ, atua em filmes, escreve peças de teatros e livros, aliás, é sobre o último livro dele que vou falar nesse post: O Grifo de Abdera.

384-688795-0-5-o-grifo-de-abdera

A última produção do Mutarelli chegou nas livrarias na última quinta-feira. Eu comprei meu exemplar e terminei de ler agora há pouco. O Grifo de Abdera é uma história de duplos, é uma narrativa de personagens que vivem a vida de outras personagens.

Mauro escreve HQs desenhadas por Paulo, mas a dupla publica os álbuns sob a alcunha de Lourenço Mutarelli (quem é fã do Mutarelli vai encontrar referências sensacionais no texto). No entanto, quem dá vida ao personagem fictício Mutarelli é um bêbado chamado Raimundo (Mundinho). Paulo morre e Mauro recebe uma moeda milenar no metrô, contendo a estranha figura do grifo da cidade grega de Abdera. A partir daqui Mauro começa a enxergar pela consciência de um professor de educação física chamado Oliver Mulato. Um fluxo narrativo bastante estranho se forma dessa conexão e dá vida para a trama do livro.

Eu devorei o Grifo de Abdera em dois dias e achei sensacional. No meio do livro há uma HQ que se hibridiza ao texto e contextualiza a ideia de “duplos” que Mutarelli explora nesse romance. Os desenhos da história em quadrinhos parecem ter sido criados a partir de pedaços de sonhos, eles são apresentados ao leitor como num transe. Quem acompanha o trabalho de Mutarelli em seus sketchbooks vai identificar o fluxo criativo estético na HQ encartada no livro.

Este livro, como em outros do autor, o leitor é convidado a completar o quebra-cabeça narrativo. Não espere explicações óbvias ou científicas dos estranhos fatos ocorridos. Os recursos utilizados em cada linha são um convite para se explorar um labirinto.

Um detalhe curioso da obra é que no site da editora Companhia das Letras, o livro está creditado para Lourenço Mutarelli e os demais personagens: Mauro Tule Cornelli, Oliver Mulato e Raimundo Maria Silva.

Recomendadíssimo. E que Mutarelli continue produzindo muito mais!

Para comprar, clique aqui.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More