App do Facebook chega a consumir, sozinho, 1/3 da bateria do seu iPhone

[su_heading size=”24″ align=”left” margin=”0″]App oficial do Facebook faz “manobra” para se manter ativo o tempo todo, e não há configuração que consiga prevenir isso.[/su_heading]

O iOS9 trouxe uma novidade em suas configurações que acabou expondo para muitas pessoas um problema que existe há muito tempo mas que não era do conhecimento geral: o aplicativo oficial do Facebook COME a bateria do seu iPhone e iPad com farofa.

CONFIRA NO SEU PRÓPRIO iPHONE/iPAD: configurações > bateria (iOS9)

O iOS9 agora mostra como está o consumo de bateria, distribuído por app. E adivinha quem é o maior vilão? Isso mesmo, justamente o aplicativo que a maioria das pessoas mais usa, o Facebook App, que chega a ser responsável pelo esgotamento de até 1/3 de toda energia que sai da bateria do seu gadget. E o mais incrível: esse consumo acontece mesmo que o app não esteja aberto e até mesmo se ele estiver configurado para NÃO funcionar em BG (background app refresh).

 

facebook-780x378

 

Olha esse screen shot do meu iPhone. 34%!

meu

 

O problema é um velho conhecido dos mais entendidos sobre o assunto, que contam que o facebook sabe disso há muito tempo mas nunca deu uma explicação ou solução para o problema.

POR QUE ACONTECE ISSO?

O aplicativo do Facebook funciona dentro do iOS como se fosse um serviço de VoIP (tipo Skype). Ele foi feito dessa maneira para conseguir contornar as restrições de BG refresh impostas pela Apple e assim conseguir ficar ativo 24/7 , independentemente de qual sejam as configurações do usuário. Assim, fingindo que é um app de VoIP, o app do Facebook fica bem mais ágil e disponível, para notificações ou para o videos em auto-play, por exemplo.

Ou seja, além de do facebook enfiar um canudinho, daqueles grossos de Milk-Shake, na bateria do seu iPhone e iPad, ainda conseguiu uma manobra para fingir que faz parte de outra categoria, mais privilegiada.

Na semana passada o Facebook soltou uma nota em que comunica que está ciente do problema e que está buscando uma solução para resolver o problema o mais rápido possível. Só não entendi por que a Apple não bloqueou o app até isso estar resolvido (realmente é preciso coragem para tirar o app do Facebook da App Store, convenhamos).

O QUE FAZER?

Por enquanto, a única maneira de resolver o problema do App do Facebook é deletando, porque não há configuração que evite o uso contínuo da sua bateria.

Uma alternativa interessante é abrir o Facebook pelo browser, clicar no botão de share e criar um atalho/ícone “Add to Home Screen”. Ou, usar o Paper.

 

Fonte e mais informações, aqui.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More