sad satan: um game das profundezas da web

Você provavelmente já ouviu falar na deep web, um estranho terreno virtual no qual se acumulam informações obscuras da internet e que as ferramentas tradicionais de busca não chegam tão facilmente.

Nesse ambiente de informações secretas e proibidas vez ou outra surge algum game, filme ou animação sem assinatura de produção. Sad Satan é um exemplo disso. Tecnicamente é um game. Um game estranho. Você percorre corredores com texturas bizarras que vão revelando lampejos de fotos e algumas figuras grotescas. É uma experiência de horror estético que mistura imagem, interação e som. Um quadro de terror interativo.

A mente perturbada que criou esse jogo certamente teve como objetivo gerar uma experiência de repulsa nos jogadores. De alguma maneira, a experiência estranha de Sad Satan me lembrou um pouco Begotten de Edmund Elias Merhige (que eu recomendo fortemente para os fãs de filmes sombrios).

https://www.youtube.com/watch?v=lHXgNn18z90

Esse tipo de experiência fomenta o debate de como os games podem ser transmissores de mensagens, plataformas de mídia e expressão artística. Não tive paciência para ir atrás do arquivo do jogo e me contentei com os vídeos de gameplay. No entanto, me intrigou os elementos estéticos que foram empregados, apesar de serem bastante distorcidos.

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Em 2014 eu escrevi um livro chamado Horror Ludens no qual eu discuto aspectos de como medo, horror, terror e ansiedade podem ser tornar combustíveis para criação de entretenimento. Estou preparando o volume 2 desse livro e Sad Satan vai entrar como um exemplo de horror estético na galeria de cases.

#GoGamers

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