twine: crie seu próprio text game

Esse post é para aqueles que gostariam de criar seus próprios text games, mas não conhecem muito de programação. Jogos com estrutura baseada em árvore de decisão são clássicos no mundo dos games. Há diversos bons exemplos; desde o ancestral ZORK até games mais recentes para plataforma mobile como A DARK ROOM.

https://www.youtube.com/watch?v=GzW5yq7fb9Q

Se você gostaria de criar uma narrativa lúdica baseada em escolhas de caminhos (como nos clássicos livros Aventuras Fantásticas) basta utilizar um programa que gera arquivos do tipo Twine. É muito simples, basta clicar aqui e começar a escrever sua história. Lembra um pouco HTML, mas mesmo quem não conhece a linguagem vai conseguir brincar. Se pintarem dúvidas, basta dar uma checada na Wiki oficial de Twine.

Depois que você criou toda a sua história, o site vai gerar um arquivo HTML que você deve fazer upload no PHILOME.LA. Esse site vai gerar uma URL com seu game e você vai poder enviar o link da sua ficção interativa para seus amigos.

phil_1

Testa aí. É bem legal. Fiz uma brincadeira com alguns links simples para ver o funcionamento, clica aqui para ver como funciona. Independente de formato ou plataforma, vamos criar mais games!

#GoGamers

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More