Canon: construindo olhares e inventando histórias

No video “The Lab: Decoy”, a Canon australiana resolveu fazer uma pegadinha com um grupo de fotógrafos: chamou um homem para servir de modelo e, para cada sessão de retratos, um fotógrafo diferente ouvia uma nova história sobre sua vida: para uns, ele era um ex-alcoólatra, para outros um milionário, e ainda posou como se fosse um pescador, um médium, tivesse salvo a vida de alguém ou fosse um ex-prisioneiro.

O resultado são retratos que contam histórias muito diversas entre si, com apenas uma imagem. Um olhar duro na escuridão e pronto, o modelo acabou de sair da prisão. Uma cadeira vazia ao seu lado, e eis que estamos vendo alguém com poderes psíquicos. A ideia por trás dessa brincadeira foi mostrar como o olhar pode ser construído a partir do que pensamos e interpretamos, muitas vezes deixando de lado nossa observação direta e nossa intuição. E como, ao buscar a essência de algo ou alguém, podemos estar simplesmente inventando tudo, ao invés de descobrir o que se esconde por trás de nossos conceitos e esquemas mentais.

(via Alexandre Urch)

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More