Enquanto você dormia um resto de satélite virou uma bola de fogo e caiu na Terra.

[su_heading size=”26″ align=”left” margin=”0″]Pega lá a geladeira na cozinha e traz aqui, antes de ler esse post. Eu espero.[/su_heading]

Bom, agora que você está segurando a sua geladeira nos braços (aguenta firme, o post é curto) vamos fazer uma suposição. Se você jogar ela pro alto (uau), provavelmente ela vai cair no dedão do seu pé. Mas se você arremessá-la com muita força, mas muita força mesmo, talvez ela não caia mais, se por acaso entrar em órbita (claro que além da altitude, ela também precisaria voar a uma velocidade absurda, mas não vamos estragar o texto com os detalhes). Bom, ela não cairia, pelo menos por um bom tempo.

Até que um belo dia, um indiano é misteriosamente atingido na cabeça por uma geladeira em chamas, vinda do espaço.

POgQk

Foi mais ou menos isso o que aconteceu nessa emblemática sexta-feira 13, as 4:19h, enquanto você ainda dormia. Ufa, já foi, pode relaxar.

Não foi uma geladeira, mas quase. Foi o WT1190F, um trambolhão metálico mais ou menos do seu tamanho (1.5m ~ 2,2m), que colidiu com a Terra ao sul da India, no mar (êêê) do Sri Lanka.

Não se sabe ainda se era um pedaço de satélite ou um resto de um estágio de foguete.

O nome, com cara de senha forte, é o jeito que a comunidade científica se refere ao que normalmente chamamos de… ahn… lixo. Space Junk. A NASA prefere “Space Debris” (o que serve de deixa para a trilha do post).

TRILHA: COSMIK DEBRIS (Frank Zappa)

Mas no fim é lixo mesmo. E haja lixo.

earth-debris-large

Chuta aí quantos restos de satélites e pedaços de foguetes, que eu chamo de caminhões e fuscas retorcidos espaciais, existem CATALOGADOS, orbitando o planeta? Uns cem? Uns mil? Dez mil?

São mais de 500 mil objetos artificiais, 21.000 catalogados, e uns 8.500 maiores que uma bola de futebol. E como deu para perceber pelo WT1190F, os objetos maiores que 2 metros tem boas chances de chegar à superfície do planeta.

Visionário mesmo era o Asterix, que morria de medo que um dia o céu pudesse cair sobre as nossas cabeças.

Somos tão porcalhões que nosso descarte não se restringe ao planeta e já estamos conquistando o espaço enviando lixo. Se pensarmos em termos de quantidade, o nosso restos metálicos são os verdadeiros pioneiros nesse avanço. Um alienígena teria a mesma primeira impressão do planeta que tem uma pessoa que chega no aeroporto de Guarulhos em SP e vai conhecendo a cidade pela marginal do Tietê. Ainda bem que a atmosfera dissolve a maioria dos objetos, também igual ao Tietê.

Enfim, voltando ao WT1190F, o lado legal são os cálculos, que acabam virando um bolão entre os astrônomos para ver quem acerta com mais precisão o local e horário do impacto. Esse bolão começou no dia 18 de fevereiro de 2013, quando descobriram que o WT1190F ia voltar e, ao contrário da maioria, ia de fato alcançar o planeta. Já há algum tempo as apostas estavam reduzidas a um retângulo de poucos KMs quadrados.

Outra coisa boa é que o Sri Lanka fechou o tráfego aéreo desde ontem. Já imaginou o azar? Você dentro do avião e é atropelado por uma bola de fogo caindo do céu? Pouco provável, mas vai quê.

UFO-Collision

Esse foi tchibum. Têm mais 499.999 para ser bónc.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More