Sua oportunidade de entender como é divertido aprender programação (crianças e adultos!)

[su_heading size=”26″ align=”left” margin=”0″]Se você ainda tem a impressão que ensinar programação para crianças é algo desnecessário ou complicado demais para elas, leia este post. Aqui você ver como isso funciona na prática, usando nada menos que o Star Wars e Minecraft aqui no seu browser mesmo. Experimente, nem que seja só para atualizar sua visão sobre o assunto.[/su_heading]

prog1

Uma ótima maneira de incentivar crianças (e adultos) a programar é dando a elas a possibilidade delas mesmas criarem um jogo com seus personagens preferidos e de uma maneira em que os comandos sejam imediatamente visualizados e traduzidos para a tela do jogo. Assim, a cada nova linha de código, é possível conferir o que aconteceu no jogo.

PROGRAMAR NÃO É CHATO NEM COISA DE NERD. E CRIANÇAS NO MUNDO TODO ESTÃO APRENDENDO

Aprender a programar desde criança é uma tendência mundial e, infelizmente, ainda existe muita confusão sobre o que de fato isso significa. Para a maioria, “programar” parece algo extremamente complexo, feito através de textos cheios de letras e números sem sentido e que somente os nerds conseguiriam apreciar. Programar tem cara de “matemática” e portanto deve ser algo chato.

codedest1

MÚSICA É CHATO? NÃO. MAS A LINGUAGEM PARECE (PARTITURA)

Na verdade, acho que a melhor maneira de entender o que significa programar é comparando com a música. A música também tem uma linguagem própria, que precisa ser aprendida (como qualquer outra linguagem, como o inglês, o alemão, etc) e cheia de símbolos indecifráveis para quem não sabe ler música.

inno_fanfare_11-trombone-ut

Essa coisa “complicada” nada mais é do que algo “simples e poético”, que até bebê gosta: música!

Da mesma maneira que essa sequencia cheia de símbolos complexos se transforma em algo completamente diferente, feito para qualquer pessoa desfrutar (a música), as linguagens de programação também se transformam em coisas incríveis. No cinema, na medicina, na engenharia e praticamente em todas as áreas daqui para frente. Se você é responsável por uma criança, precisa estar no mínimo, ciente disso. Isso será parte do cotiano dela e você pode ajudar muito.

É como ter um robô à sua disposição, pronto para obedecer qualquer ordem sua. Só que você precisa saber falar com ele. Claro, os programadores profissionais estão aí justamente para facilitar esse papo, mas saber programar é ultrapassar a barreira de usuário e virar o criador de fato.

O problema é que a gente escreve “ensinar programação para crianças” e as pessoas logo imaginam que isso seja complicado demais para elas, quase uma judiação. Mas na verdade é como dar uma caixa de Lego de presente e ficar com dó porque o brinquedo veio “desmontado”. A graça está justamente aí, na possibilidade de um presente virar… vários.

BOTANDO A MÃO NA MASSA (PROGRAMANDO DAQUI 2 MINUTOS, QUE TAL?)

prog2

A aula começa arrastando comandos de uma coluna para outra e vendo o personagem obedecer. Mais simples, impossível.

Se você entende e compartilha desse raciocínio e gostaria de tentar isso na prática, seja com uma criança (nesse caso acima de 11 anos) ou com você mesmo, o pessoal da Code.org se uniu a Disney e a LucasFilm para fazer o “Star Wars: Building a Galaxy with Code“, que ensina JAVASCRIPT de uma maneira interativa, através de pequenas “missões” em que você faz comandos básicos para os personagens (“vá para a esquerda”. “vá para cima”, etc)  no seu browser mesmo.

prog3

Não precisa instalar nada, em 2 minutos você tá brincando. Nesse tutorial, você começa simplesmente arrastando os comandos que quer, de uma coluna para outra e vê o personagem obedecendo. Depois, você faz a mesma coisa, só que em forma de texto.

Olha que legal:

Para testar, acesse o Code.org e clique em TRY NOW, do bloquinho do JAVASCRIPT. Só isso.
Use durante alguns minutos, nem que seja para apenas conhecer uma das maneiras de se ensinar código para crianças. Tenho certeza que se a sua impressão sobre “ensinar programação” vai mudar. E digo mais: para as crianças, nem vai parecer que estão alí para aprender a programar, vão apenas achar que estão em um jogo.

STAR WARS NÃO FAZ SUA CABEÇA? TENTE COM MINECRAFT

Se você preferir, o Code.Org também tem um tutorial usando o Minecraft, feito em parceria com a Microsoft e apresentado pelo chefe dos desenvolvedores do Minecraft mesmo (que começou a programar com 11 anos de idade).

A dinâmica do tutorial é a mesma do Star Wars:

mine

Na verdade tem muitos outros como Angry birds, Frozen, Flappy Bird, etc.

Enfim, uma oportunidade de iniciar (e desmistificar) o aprendizado de programação com os craques da Disney, LucasFilm, Microsoft, Facebook, usando personagens super populares do Star Wars e do Minecraft. Use, veja como funciona e chame uma criança para ver o que acontece (e depois conte pra gente nos comentários!)

Divirta-se!

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More