A força está chamando você (e o marketing também)

Desde que foi anunciado, uma coisa era certa sobre o novo Star Wars: ele ia fazer uma montanha de dinheiro. Até agora, já faturou mais de US$ 50 milhões só com a pré-venda de ingressos. Isso sem falar no merchandising. A Disney está sorrindo.

Mas como eles fazem isso? “Poxa, vender Star Wars é fácil”, alguns podem dizer. Pode até ser verdade, mas se você não se renovar, sem chance. Se há algo que o marketing do novo Star Wars está ensinando é que a comunicação contemporânea não é sobre você, é sobre o público.
Isso não é novidade. Em 2006, a TIME elegeu “você” como pessoa do ano.

time

A Nike está cansada de colocar o consumidor como protagonista de seus filmes publicitários.

E Star Wars está fazendo isso muito bem. Repare nas frases iniciais do primeiro teaser trailer de O Despertar da Força:

Você pode dizer: “Poxa, é o Snoke, personagem do Andy Serkis, falando com o Kylo Ren”. Não! É Star Wars falando com você. Seguindo a ordem, O Despertar da Força continua a história findada em 1983, quando O Retorno de Jedi foi lançado. O fã mais antigo sentiu o despertar quando anunciaram o novo filme. Idem para o jovem que conheceu a saga com a trilogia nova.

E continua no teaser posterior, quando ouvimos Luke Skywalker:

Não, a voz de Mark Hamill não está conservada. O áudio foi tirado de O Retorno de Jedi, na cena em que Luke revela (SPOILER PARA QUEM NÃO VIU) a Leia que ela é sua irmã. A ordem das falas foi alterada. No original, Luke diz o seguinte:

Você tem esse poder também.
Na hora certa, você aprenderá a usá-lo como eu.
A Força é poderosa na minha família.
Ela está com meu pai.
Ela está comigo.
Ela está com minha irmã.

Na ordem do trailer Force Awakens:

A Força é poderosa na minha família.
Ela está com meu pai.
Ela está comigo.
Ela está com minha irmã.
Você tem esse poder também.

Tela preta na última frase. Você acha que ele está falando com quem? Pois é! Todos podemos, temos o poder supremo da saga Star Wars. O fã ouve isso e o arrepio é certo. E você acha que terminou? Que nada. Dá uma olhada nesse TV Spot. Este é mais engenhoso ainda:

Aqui a personagem de Lupita Nyong’o, a pirata Maz Kanata, revela que já viu os mesmos olhos em pessoas diferentes. Meu amigo, quer frase melhor para representar os fãs aficionados da saga? Tanto o quarentão que acompanhou a trilogia original, como o rapaz que era adolescente quando a trilogia nova foi lançada são impactados pelas falas da personagem.

Mas vale lembrar: este é apenas um componente da comunicação do filme que vale o destaque. As ações em mídias digitais, impressa, mobile, entre outras, são para outros textos.

E você, o que acha? Comente.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (2)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More