Teorias sobre a narrativa de Star Wars: O Despertar da Força

[su_heading size=”26″ align=”left” margin=”0″]Star Wars é uma das franquias de maior sucesso na história do cinema, e isso faz com que os fãs criem teorias malucas (e outras não tão malucas assim). [/su_heading]

Há algumas semanas, George Lucas comentou que The Force Awakens gira em torno da vida de Luke Skywalker,  logo após derrotar Darth Vader. No entanto, a ausência do herói nos cartazes oficiais do filme (e também nos trailers) levou a uma série de teorias sobre como a narrativa poderá se desenvolver. 

Abaixo relacionarei algumas dessas teorias. Por favor, não me xinguem – eu sou apenas um amador (ou aquele que ama muito) em Star Wars e gostaria de levantar alguns paradigmas (que fazem sentido ou não)  para entreter a todos. Assim poderemos criar discussões antes, e talvez até depois do filme. Certo? :) Enjoy!

 

1 – Isolamento

Graças ao avanço no tempo que Star Wars: The Force Awakens sofrerá, nessa teoria, a nova geração de heróis da série iriam conhecer os Jedis apenas como lendas, sugerindo que Luke Skywalker seria um personagem low-profile, e que não tornou-se alguém importante para a galáxia. Considerando esse paradigma, também podemos supor que Luke não continuou com os treinamentos Jedis, o que não manteria o legado dos mesmos. O mais lógico para essa teoria é que Luke foi isolado (ou isolou-se) por causa do medo que sente, sendo essa emoção uma fraqueza que o faria juntar-se ao lado escuro da força. 

Star-Wars-Luke-Skywalker-Tatooine

2 – O Lado Escuro (ou Lado Negro, como preferir)

Durante a trilogia original, Luke Sywalker foi “tentado” muitas vezes para juntar-se ao lado escuro da força. A ocasião mais memorável foi quando Darth Vader revela ser seu pai e pede para que Luke passe para o lado escuro da força, e assim juntos conquistariam o Universo. Uma das teorias é que logo após esses eventos, Luke acaba refletindo e juntando-se a esse lado escuro, e por esses motivos ele não apareceu nos cartazes promocionais do filme, e que a surpresa seria ele ser o grande vilão. Essa teoria é reforçada se lembrarmos que, durante a sua formação como Jedi, em “O Império Contra-Ataca”, Yoda alerta que Luke termine todo o treinamento Jedi, se não ele provavelmente se voltaria para o lado escuro da força. Luke não termina o treinamento, e no filme “O Retorno do Jedi” ele reaparece com poderes extraordinários e também vestido preto – o que poderia indicar que realmente esteve no lado escuro, para ganhar forças e derrotar seu pai, Vader. Se esse realmente for o rumo da narrativa, talvez ele seja agora um dos líderes do Império e provavelmente será o poderoso Lorde Sith que vai treinar o vilão do filme, Kylo Ren. 

Luke-Dark-Side

3 – O “Novo Obi-Wan Kenobi”

Outra possibilidade é que a tradição Jedi foi continuada normalmente, e que Luke Skywalker é o mestre responsável por transmitir a sabedoria e poder para uma nova geração de Jedis. Essa teoria faz sentido se observarmos como eram os mestres Jedis do passado. Qui-Gon Jinn, Obi- Wan Kenobi e Yoda eram pessoas solitárias que escondiam seus poderes dos outros, até chegar o momento certo para usá-los. No caso, Luke usaria seus poderes Jedi contra o vilão, Kylo Ren.

Older-Luke-Skywalker-Star-Wars-Force-Awakens

4 – O Prisioneiro.

O final de The Return Of The Jedi não significou a derrota do Império, e sim a derrota de apenas um de seus grandes líderes. Ainda há muitos vilões do Império soltos pela galáxia, e um deles podem ter tomado Luke Skywalker como refém. O cartaz oficial do filme tem uma estrutura semelhante a da Estrela da Morte, essa que pode ser outra arma potente do Império e que talvez só funcionará graças aos poderes de Luke Skywalker. Outra razão seria usar Luke como refém para atrair outro personagem, e assim o Império eliminaria dois heróis ao mesmo tempo. 

EP6 KEY 247 R 1000

5 – Protetor de tumba Sith.

No material promocional, o vilão Kylo Ren está segurando a lendária máscara de Darth Vader, que aparentemente ficou abandonada, e posteriormente encontrada, como se fosse um fóssil. Pressupoe-se que Ren quer reunir diversas pistas relacionadas ao lado escuro, para descobrir um antigo túmulo Sith, que abriga o corpo de um ser maligno (que provavelmente traria poderes a ele). Luke provavelmente conhece esse risco e está protegendo o túmulo, para evitar que essa energia do lado escuro da força seja liberada. Será que Luke protege o túmulo do Pai? Isso traria um simbolismo incrível ao filme! 

star-wars-episode-vii-trailer-darth-vader-helmet

6 – O Pai do Vilão.

Uma das teorias que está cada vez mais popularizada, é de que Luke Skywalker pode ser o pai de Kylo Ren, e que teríamos novamente uma trilogia sobre a relação entre o bem e o mal, representada por Pai e Filho, assim como na trilogia original – só que de maneira inversa. Será que Star Wars, além de um filme sobre guerreiros intergaláticos também será novamente um filme sobre família? O Natal não nos deixa enganar! 

Kylo-Ren-2

7  –  Luke Skywalker está morto.

A morte de Luke talvez seja a razão por ele não ter aparecido no material promocional do filme. Talvez Luke Skywalker já esteja morto no contexto de Star Wars: The Force Awakens. E faz sentido, se pensarmos que ele já teve sua importância para a série, vencendo a Estrela da Morte e também Darth Vader. A presença de Luke no filme seria durante flashbacks para explicar seu desaparecimento, e contextualizar a luta de sua irmã Leia (e de Han Solo), que estarão procurando por respostas. 

LukeBlastedByForcelightning-ROTJ

Agora você pode ter uma bagagem sobre algumas teorias de conspirações que envolvem o novo filme do Star Wars. Desejo a todos um ótimo filme! :)

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (2)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More