Estamos em casa (análise sem spoilers)

Desde 25 de Maio de 1977, o mundo do cinema e da cultura pop não é mais o mesmo. Star Wars (que posteriormente ganhou o subtítulo “Episode IV: A New Hope”) se tornou um clássico instantâneo e um sucesso de bilheteria incomparável. Mas nem tudo são flores. Para muitos fãs, o genial (e bilionário) criador da série, George Lucas, esqueceu toda a fantasia espacial épica que abordava a Força (em maiúsculo, como algo divino merece) e criou três filmes que, para muitos, desfazem a magia criada com a chamada trilogia clássica. Em 2015, porém, a história parece voltar aos trilhos.

Com uma lucidez que só a idade – e US$ 4 bilhões – concede, George Lucas “largou o osso” em 2012, quando vendeu a Lucasfilm para a Disney. E como a Disney não brinca em serviço, definiu o lançamento de uma nova trilogia para atrair jovens fãs e fazer a cabeça dos antigos admiradores da trama explodir. JJ Abrams foi anunciado em 2013 como diretor do episódio VII, lançado nesta quinta-feira (17) no Brasil. E, finalmente, os fãs foram levados para casa.

“O Despertar da Força” não é apenas um filme. É uma homenagem aos fãs antigos, uma apresentação para os novos fãs e, acima disso, uma aula de cinema e narrativa.

Star Wars: The Force Awakens L to R: Director J.J. Abrams w/ actress Daisy Ridley (Rey) on set. Ph: David James ©Lucasfilm 2015
Star Wars: The Force Awakens
L to R: Director J.J. Abrams w/ actress Daisy Ridley (Rey) on set.
Ph: David James
©Lucasfilm 2015

A homenagem já começa pelas semelhanças latentes com os clássicos. Desde a apresentação do vilão, passando por pequenos detalhes da trama parecidos com os da trilogia clássica (que não há como detalhar sem dar spoiler). Além disso, há easter eggs que beiram o fan service, mas que farão os olhos dos mais velhos ficarem marejados.

A apresentação dos principais novos personagens é excelente e, passados alguns minutos com cada um deles em tela, você logo percebe as características marcantes de Rey (Daisy Ridley), Finn (John Boyega), Poe Dameron (Oscar Isaac) e o vilão Kylo Ren (Adam Driver). A aparição dos personagens clássicos dá arrepios e, dependendo da sessão e da empolgação dos espectadores, certamente provocará aplausos.

Estão todos bem e a química entre o elenco antigo e o novo é muito boa, com destaque para o quinteto Rey, Finn, Han Solo (Harrison Ford), Chewbacca (Peter Mayhew) e BB-8. Este último, aliás, é uma mescla de cachorro fofinho com criança adorável (você vai sair do cinema querendo comprá-lo).

Star Wars: The Force Awakens L to R: Director J.J. Abrams on set w/ John Boyega (Finn). Ph: David James ©Lucasfilm 2015
Star Wars: The Force Awakens
L to R: Director J.J. Abrams on set w/ John Boyega (Finn).
Ph: David James
©Lucasfilm 2015

Mas é preciso louvar JJ Abrams e toda a equipe de produção. A trilogia “nova” – “A Ameaça Fantasma” (1999), “Ataque dos Clones” (2002) e “A Vingança dos Sith” (2005) – mostrou que bons atores não fazem um bom filme. É preciso roteiro, direção, produção, montagem acurada, etc. O roteiro de “O Despertar da Força”, escrito a quatro mãos ao lado do genial Lawrence Kasdan (“O Império Contra Ataca” e “O Retorno de Jedi”) traz ritmo, diálogos rápidos e humor na medida certa (não há nada que lembre o asqueroso Jar Jar Binks).

A fotografia é de tirar o chapéu e há vários momentos de cair o queixo, como o pôr do sol binário e a imagem de Luke, Leia, C-3PO e R2-D2 observando a galáxia.

3Q20OmUEmpireendshot

O filme peca aqui e ali. Num dado momento, por exemplo, um dos vilões esbarra no overacting, o que causa certa estranheza. Aliás, o lado negro também tem promessas que não assustam tanto quanto o esperado.

Mas o trabalho da Disney é uma lição de marketing. Depois de ver o filme, você vai perceber como decisões da divulgação fizeram total sentido.

12338564 1675544252727221 1872992054 n

O filme termina com a sensação de “quero mais” temperada com “dever cumprido”. Os fãs estão em casa.

Tks, JJ

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (2)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More