Os melhores e os piores filmes baseados em jogos

Por Raphael Saraiva

Cinema e videogames são duas indústrias que geram uma fortuna todos os anos. De vez em quando, esses dois universos se juntam. O resultado? Na maioria das vezes, um desastre. O maior desafio dos diretores é capturar a essência do jogo e entregar um produto que agrade aqueles fãs mais assíduos. Alguns filmes, mesmo que não sejam obras-primas, são bem aceitos pelo público nerd. Outros, no entanto, se tornam verdadeiras pérolas do cinema. Confira agora uma lista com alguns dos melhores e os piores filmes baseados em jogos:


Final Fantasy VII: Advent Children (2005)

Um verdadeiro presente para os fãs da série. Diferente do primeiro filme, que de Final Fantasy só tinha o nome, Advent Children honra a franquia, trazendo a história de um dos games mais queridos pelos jogadores de RPG: Final Fantasy VII.

Final Fantasy VII Advent Children

Terror em Silent Hill (2006)
Na minha opinião, uma das melhores adaptações de um jogo para o cinema. Mesmo com algumas alterações no material original, o diretor Christophe Gans soube captar com maestria o clima sombrio e perturbador de Silent Hill.

sh the movie poster 08

Lara Croft: Tomb Raider (2001)
Tudo bem, o filme não é nenhuma obra-prima, mas longe de ser considerado ruim. Essa adaptação capturou bem a atmosfera de aventura, exploração e mistérios do game, além de acertar em cheio na escolha de Angelina Jolie como Lara Croft.

LCTR Poster 06

Mortal Kombat – O Filme (1995)
Apesar de suas limitações e uma atuação duvidosa, o filme dirigido por Paul W.S. Anderson consegue agradar e divertir o público com boas cenas de luta e, claro, a música tema da franquia.

mortal kombat movie poster 1995 1020243557

Max Payne (2008)
Estrelado por Mark Wahlberg, o filme tem seus bons momentos e, de uma forma geral, foi bem recebido pelos fãs da famosa série Max Payne.

max payne 52493fb1bc559

Double Dragon (1994)
Talvez essa seja, de longe, a pior adaptação de todos os tempos. Recheado de “defeitos” especiais e uma história completamente diferente do material original, Double Dragon é, sem dúvidas, um daqueles projetos de dar vergonha alheia.

Double Dragon

Super Mario Bros (1993)
Bem, o que falar desse filme? Outra pérola do cinema. Quase tão ruim quanto o horrível Double Dragon. Essa adaptação foi bombardeada pela crítica e pelos fãs. Se você adora os jogos do Mario e ainda não assistiu, passe longe disso, senão é ódio garantido.

Super Mario Bros

Street Fighter – A Última Batalha (1994)
Essa é uma daquelas adaptações que tinha tudo pra dar certo. Afinal, um filme de luta estrelando Jean-Claude Van Damme certamente iria agradar os fãs do icônico Street Fighter II. Infelizmente, o longa peca desde a troca de protagonista às cenas patéticas de ação. Street Fighter – A Última Batalha é um verdadeiro caos.

Street Fighter

Final Fantasy: The Spirits Within (2001)
Não é que o filme seja ruim. Na verdade é muito bem feito e não decepciona no quesito técnico. Porém, não tem absolutamente NADA de Final Fantasy ali. O resultado foi uma decepção generalizada por parte dos fãs de uma das franquias mais idolatradas do videogame.

Final Fantasy The Spirits Within

Alone in the Dark – O Despertar do Mal (2005)
Uma das maiores “bombas” do cinema. O polêmico diretor Uwe Boll, já conhecido por fazer terríveis “adaptações” de jogos para filmes, conseguiu arruinar uma das melhores séries de survival horror da história dos games.

Alone in the Dark

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (9)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More