A Outra Voz de David Bowie

por Nano Fregonese

Quando a gente conversa com músicos, escritores, ilustradores – bem, com criadores em geral -, invariavelmente caímos no assunto da voz, do estilo próprio e único de cada um.

Essa parece ser uma grande preocupação de criativos. O fato de que não basta fazer arte, é necessário fazer arte autoral, que se destaca e se estabelece como uma assinatura, ou então como uma extensão do criador.

É aquela coisa, a gente quer que as pessoas olhem para a nossa obra e identifiquem de imediato que fomos nós a tirá-la do mundo das ideias e trazê-la para a existência.

A voz seria o último estágio do artista, o Nobel do vanguardista, o Nirvana do criativo.

Então começamos a correr atrás da nossa voz, desesperados para encontrar logo uma identidade que possa ser reconhecida e admirada. Nem que seja admirada por um grupinho bem pequenininho de pessoas… os nossos entusiastas, os únicos sensíveis o bastante para nos compreender.

E esse desespero é tanto que chega até mesmo a movimentar uma indústria de coachs, escritores e mentores que afirmam ser capazes de ajudar você a finalmente encontrar a sua verdadeira voz. Duvida? Entra lá na Amazon e pesquisa sobre o assunto pra você ver quantos livros vai encontrar!

O que acaba acontecendo normalmente é o oposto. Você se violenta tanto que sua voz fica rouca, falha, hesitante. Se você não se cuidar, ela pode até mesmo sumir, que os deuses nos livrem.

E aí tem uns caras como o David Bowie.

Gente tão original e inovadora que simplesmente explode a nossa mente a cada nova criação. Quando você acha que o cara não tem mais como impressionar, ele vem e te surpreende. E te surpreende até o fim.

Aí aquele seu lado fã, mas que também luta para encontrar a própria voz, diz:

Como ele fez isso? Como ele desenvolveu essa voz tão poderosa? Qual é o caminho?

E a resposta mais clichê, mas mais verdadeira do mundo aparece: ele simplesmente fazia as coisas com o coração.

David Bowie, desde o começo, amava a arte. A arte como ideia, como emoção e execução. Ele gostava tanto da coisa que calibrou o cérebro para enxergar tudo, a nossa existência toda, como uma programação artística. Eu até suspeito que ele era capaz de visualizar códigos secretos por todos os lados, tipo Neo em Matrix. E aí ele conseguia alterar a realidade e fazer a sua mágica.

Quando você gosta tanto de algo a ponto de transformar a sua vida nesse algo, é o que acontece. Você deixa de fazer arte. Você deixa de procurar uma voz. Deixa até mesmo de ter uma voz.  Você se transforma nela.

Não sei se é apenas comoção pela morte de um artista fenomenal, mas uma reflexão fica martelando insistentemente na minha cabeça. A ideia de que pra achar a própria voz basta prestar atenção. Basta escutar, porque ela já está falando com você.

Ela pode estar nos lugares e interesses mais variados, como moda ou ficção científica, mas ela está lá.

E aí, quando você a escuta, quando você se abre pra ela, de repente você também se torna capaz de responder. E o mundo escuta a sua voz. Aquela outra voz.

E essa, cara, essa nunca para de ser ouvida.

Sempre vi uma galera dizendo que achava que o David Bowie nunca iria morrer, porque ele era de outro planeta. Acabou que essa galera estava certa. Tal como Lazarus, que venceu a morte e que, por ironia do destino também é o último clip do último álbum do gênio, David Bowie ressurgirá toda vez que a gente ouvir a sua voz.

E como não ouvir a sua voz, em todos os lugares?

Look up here, I’m in heaven.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (5)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More