A password will be e-mailed to you.

Por Fabio Satori (tatuador profissional):

Ami James, tatuador conhecido em todo o mundo por programas de TV como Miami Ink e NY Ink, é o criador do site Tattoodo. Pensando em facilitar a vida daqueles que desejam fazer uma tatuagem e querem um desenho exclusivo, o Tattoodo foi criado justamente para atender aos anseios dos amantes da arte da tatuagem. É tudo (quase) muito simples: você acessa o site e descreve como deseja o desenho; depois, por uma espécie de concurso entre os artistas, o desenho será elaborado. Para botar sua ideia no papel, o site conta com a ajuda de mais de 3 mil artistas da tatuagem. Daí basta escolher a arte que mais lhe agradou e levar o seu desenho ao tatuador de sua preferência. A parte do “quase muito simples” fica por conta da taxa de US$ 99 (noventa e nove doletas) que é preciso pagar para ter acesso ao desenho.

Considerado por alguns como o “Google da tatuagem”, o site também oferece uma ampla seleção de matérias com grandes tatuadores do mundo todo, inclusive do Brasil, além de vídeos, dicas e curiosidades sobre o mundo da tatuagem.

O Tattoodo é mais uma opção para quem quer ter o desenho dos sonhos estampado na pele ou simplesmente em sua capinha de celular — sim, você também encontra essa opção no site.
Porém, um bom profissional irá, com certeza, querer dar seu toque pessoal, às vezes até mesmo fazendo uma releitura do desenho (no caso do cliente que já leva o desenho pronto), adequando melhor ao seu próprio estilo. Conversar pessoalmente com o tatuador, e dar liberdade de criação ao artista, é fundamental para o resultado final do trabalho na pele do cliente.

Muitos clientes me procuram, pelas redes sociais ou por e-mail, como primeiro atendimento, me passando uma ideia do que querem, perguntando se é possível criar o desenho. Então, após minha afirmativa, pedem para que, após pronto, eu envie o desenho para “aprovação”.

A coisa não funciona de forma tão simples assim.

Nada impede que o primeiro contato entre cliente e tatuador seja feito via e-mail ou redes sociais. Mas, para ver o desenho, o cliente deve ir até o estúdio de tatuagem, justamente para acertar os ponteiros com o tatuador, refinar a ideia do desenho e acertar detalhes.

Criar um desenho para uma tatuagem e executá-lo, do ponto de vista do artista, inclui outros fatores. É preciso que o tatuador e o cliente se conheçam, conversem para saber se existe o mínimo de afinidade entre os dois; afinal, tatuagem é algo muito íntimo e pessoal — é algo literalmente para a vida toda. Ambos vão passar horas juntos, às vezes horas ao longo de meses, compartilhando dor, ansiedade e confidências. (Qual a maca de tatuador que não se transforma em um divã?)

Como eu escrevi anteriormente, o Tattoodo é um bom site por inúmeros motivos, mas acredito que o alvo primordial seja mesmo os marinheiros de primeira viagem. As pessoas com um pouco mais de experiência no mundo da tatuagem irão preferir, com certeza, conversar pessoalmente com o artista. Afinal, em se tratando de tatuagem, ainda não surgiu nenhuma ferramenta virtual que realmente substitua o olho no olho com o tatuador de sua confiança.

No more articles

Send this to a friend