as mais incríveis trilhas originais para videogame

por Raphael Saraiva

Levou um bom tempo para que, finalmente, a música criada para jogos eletrônicos fosse devidamente valorizada. Muitos não compreendem, ou não imaginam, que por trás daquela “musiquinha de videogame” existem grandes compositores. Aliás, a música original criada especialmente para o jogo já faz parte de um próprio estilo musical, o chamado “VGmusic”. Mesmo na era dos 8-bits, na qual as músicas eram criadas a partir de computadores e sintetizadores, já dá pra notar uma grande veia criativa, aliada a influências que vão desde música erudita ao heavy metal. Confira agora algumas das mais incríveis trilhas originais da história dos games:

Super Mario World (1990)
O saudoso Super Mario World, grande clássico do SNES, tem uma das trilhas mais marcantes da história do videogame. O genial Kōji Kondō foi um dos responsáveis por tornar o game uma verdadeira lenda, desenvolvendo temas criativos e atemporais.

Super Mario World94

Castlevania: Symphony of the Night (1997) 
Contendo uma fusão de diferentes gêneros musicais como jazz, techno e heavy metal, a trilha composta por Michiru Yamane comoveu os fãs de uma das séries mais queridas dos games.

Castlevania SoTN97

Shadow of the Colossus (2005) 
Se fosse definir esse trabalho em uma palavra, provavelmente seria: ÉPICO. Criada por Kō Ōtani, essa fantástica trilha se adaptou com maestria à atmosfera sombria e solitária do jogo.

Shadow of the Colossus61

https://www.youtube.com/watch?v=pmoYLtObCtY

Super Metroid (1994) 
Criada pela parceria entre Kenji Yamamoto e Minako Hamano, a música de Super Metroid envolveu os jogadores dos anos 90 num clima sombrio e misterioso.

Super Metroid96

https://www.youtube.com/watch?v=1oTzxyFWDyE

Chrono Trigger (1995)
Simplesmente uma das trilhas sonoras mais queridas e idolatradas entre os fanáticos por RPG. Apesar de ser o primeiro trabalho do talentoso Yasunori Mitsuda, o músico foi capaz de criar alguns dos temas mais marcantes da história dos games.

Chrono Trigger36

https://www.youtube.com/watch?v=veD_Q9M79bM

Silent Hill 2 (2001) 
O japonês Akira Yamaoka foi um dos responsáveis por tirar o sono de milhares de jogadores, criando não apenas uma trilha magnífica, mas também todos os efeitos sonoros do game, incluindo ruídos e barulhos bizarros.

Silent Hill 286

Chrono Cross (1999) 
Na minha opinião, a mais bela trilha já criada. Com bastante influência na música folk e celta, acompanhada de uma diversidade de instrumentos, a obra musical desenvolvida por Yasunori Mitsuda é absurdamente rica e comovente.

Chrono Cross17

https://www.youtube.com/watch?v=bnKNwBVG5Yw

Mega Man X (1993) 
Sem dúvidas uma das trilhas mais empolgantes de todos os tempos. Misturando heavy metal e música sintetizada, o resultado conquistado por Setsuo Yamaoto combinou perfeitamente com a ação frenética de Mega Man.

Megaman X30

Final Fantasy VI (1994) 
Quando se trata de Final Fantasy, é sempre um desafio escolher o jogo favorito. Agora, se é pra definir a melhor trilha sonora, já é quase uma missão impossível. Nobuo Uematsu, um dos grandes mestres da VGmusic, criou uma verdadeira obra-prima como trilha para o fabuloso Final Fantasy VI.

Final Fantasy VI30

https://www.youtube.com/watch?v=sLpjPht5mvg

The Legend of Zelda: Ocarina of Time (1998) 
Kōji Kondō, considerado por muitos o grande gênio da VGmusic, criou uma trilha que viria a ser uma das maiores de todos os tempos, e também a favorita entre os milhares de jogadores pelo mundo. A música de Ocarina of Time parece ser de outra dimensão.

Zelda Ocarina of Time96

Menções honrosas: Diablo II, Sonic the Hedgehog, Donkey Kong Country, Top Gear, Final Fantasy (VII, IX e X), Super Mario RPG, Dragon Quest VIII e The Last of Us.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (17)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More