As Lentes de “O Regresso”

[su_heading size=”26″ align=”left” margin=”0″]Descubra por que Emmanuel “Chivo” Lubezki, diretor de fotografia de “O Regresso”, usou somente lentes angulares, de 12mm a 21mm em todo filme. E o que isso causa no espectador.[/su_heading]

THE REVENANT

Já foi falado em diversos blogs, matérias e entrevistas que o filme é incrível, que o Leonardo DiCaprio merece o Oscar e que o Iñáritu é um dos diretores mais cobiçados pelos grandes estúdios atualmente. Aqui mesmo no Update foi publicado um ótimo post da Paula Romano falando sobre o poder do filme, mas tem uma coisa que me chamou ainda mais a atenção, as lentes usadas no filme.

 Copyright © 2015 Twentieth Century Fox Film Corporation. All rights reserved. THE REVENANT Motion Picture Copyright © 2015 Regency Entertainment (USA), Inc. and Monarchy Enterprises S.a.r.l. All rights reserved.Not for sale or duplication.

Emmanuel “Chivo” Lubezki, diretor de fotografia, usou em todo filme somente lentes angulares, de 12mm a 21mm. Além das lentes, também se cogitou no começo da produção usar negativo, mas depois de alguns testes realizados com a luz natural das próprias locações, perceberam que a textura do filme poderia comprometer a fotografia e a filmagem nesses locais. Decidiram então rodar tudo em digital (câmera ARRI Alexa 65mm) para não ter nenhum tipo de ruído e grão entre o personagem e a câmera.

INTENÇÃO

Segundo Emmanuel, a ideia de usar essas lentes e partir para o processo digital era causar uma maior imersão para o espectador, deixando tudo mais presente sem nenhuma textura na imagem. Podemos até perceber a distorção da lente em muitas sequencias, principalmente nos closes dos atores, onde a câmera está tão próxima que a própria respiração do personagem é perceptível na lente, ou nas cenas dentro do bosque, onde a distorção é notada nas árvores trazendo uma mistura de fantasia e realidade.

tundr

A presença da câmera muito próxima aos atores permitia ao fotografo uma descoberta maior na atuação de cada personagem e consequentemente a ensaios de posicionamentos e coreografias mais intensos e cansativos, chegando a levar até algumas semanas por cena, como na primeira cena de ataque do filme. Emmanuel, mais uma vez consegue surpreender e tem tudo pra levar o terceiro Oscar seguido como diretor de fotografia pra casa.

CENA

Abaixo, uma das cenas em que a câmera segue o personagem. Narrada por Iñáritu.

MAKING OF

(abordando a fotografia do filme)

maxresdefault

3-revenant

02

 

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (30)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More