Part nouveau – Cópia ou inspiração?

Muitas imagens nos deixam na dúvida se é original ou foram copiadas, ou tratam-se apenas de livremente inspiradas.

Como parte de sua pesquisa acadêmica Lilah Ramzi criou o blog Part Nouveau.  Com layout simples e com imagens expressivas que ela encontra com o seu trabalho de historiadora de moda, Lilah questiona a construção da imagem de moda contemporânea: são elas cópias ou apenas inspiradas em trabalhos já feitos?

Além do questionamento forte por trás das imagens, a página do Part Nouveau é uma ótima referência para conhecer novos fotógrafos, campanhas e acervo dos movimentos da moda.

Screen shot 2016-02-01 at 11.11.11 PM

1924: atriz Gloria Swanson fotografada por um dos pioneiros da fotografia de moda Edward Steichen

2011: Anne Hathaway fotografada pela dupla Mert & Marcus para a Interview Magazine

Screen shot 2016-02-01 at 11.16.27 PM

1963: Inspirado pelo quadro “O Jardim das Delícias Terrenas” de Bosch (1515), o fotógrafo Sokolsky misturou manipulação em imagem, proporção e perspectiva para criar esta imagem de moda na capital francesa.

20o1: A fotógrafa de moda Annie Leibovitz fotografou o ator Ben Stiller para divulgar o filme Zoolander na edição da Vogue Outubro de 2001.

Screen shot 2016-02-01 at 11.22.05 PM

1948: Irving Penn, um dos pioneiros em fotografia de moda, clicou um momento de descanso da modelo durante este editorial em Lima-Peru. Este momento fora da rigidez dos editoriais, tornou-se um ícone da fotografia de moda.

2014: O fotógrafo peruano Mario Testino registrou a modelo Sasha Pivovarova para a edição de maio da Vogue America.

Cópia ou inspiração, a fotografia de moda continua encantando os espectadores.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (3)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More