LUDIK #10 – Gamification

https://www.youtube.com/watch?v=poWFSKoJoQg&feature=youtu.be

Esse programa é dedicado pro Marcel Leal que, inclusive, mandou a sugestão do tema e pro Fábio Tola que é uma referência pra mim quando o assunto é games. Hoje falaremos de GAMIFICATION. O termo caiu numa vala comum das buzzwords nos últimos anos e, de repente, porque o sujeito colocou uma lousa com um ranking de resultados da sua equipe de vendas, sai falando que “gamificou” totalmente sua estrutura de trabalho.

Uma definição que eu gosto muito sobre o assunto é do autor Karl Kapp que diz que gamification é “Uso de mecânicas de jogos, estética lúdica e ‘game thinking’ para engajar pessoas, motivar ações, promover aprendizado e resolver problemas”. Em gamification utilizamos elementos do game, mas efetivamente não estamos jogando um game.

É importante lembrar que quando falamos sobre este uso dos games para além do entretenimento não podemos deixar de mencionar a prática de Game Based Learning, ou seja, usar um jogo para transmitir um conceito ou uma ideia. Por exemplo, utilizar o board game TICKET TO RIDE para ensinar o conceito de logística e planejamento de ações.

Além de gamification e game based learning também há a possibilidade de desenvolver games específicos para resolver problemas específicos. Como é o caso do game MANUFACTURA desenvolvido pela Games For Business que, através da sua interface lúdica, procura ensinar ideias de cadeia de produção. O game foi desenvolvido do zero objetivando atender pessoas que participam de treinamentos voltados para essa modalidade.

Para quem gostou do assunto, seguem algumas recomendações de leitura:
1) Gamification of Learning and Instruction
2) Gamification by design
3) Doses Lúdicas www.dosesludicas.com.br
4) Superbetter (um projeto da autora Jane McGonigal que motiva pessoas a criarem metas e fases para resolver problemas da vida e do cotidiano)

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More