Parcerias musicais melhoram a imagem da marca

É o que afirma a nova pesquisa global FANS.PASSIONS.BRANDS que foi realizada em maio de 2015 em 17 mercados – França, Espanha, Reino Unido, Alemanha, Itália, Portugal, Polônia, Rússia, África do Sul, Estados Unidos (inclusive com foco específico na comunidade hispânica), México, Brasil, Colômbia, Chile, Argentina, China e Bélgica. O método de pesquisa envolveu questionários online distribuídos a um total de 18 mil pessoas com mais de 13 anos, realizado pela YouGov.

1perfismusica

Parcerias e acordos de patrocínio com músicos melhoram a imagem da marca e estimulam as pessoas a experimentar os produtos e serviços de uma empresa.

A pesquisa revelou que 73% das pessoas acreditam que parcerias musicais melhoram a imagem da marca, enquanto 70% acreditam que fazem com que uma marca se destaque dos concorrentes. 62% disseram que essa ação os motiva a experimentar os produtos e serviços da marca.

Além disso, a pesquisa identificou cinco perfis distintos de fãs de música, com base na Logics of Engagement (Lógicas de Engajamento):

01. Colecionador: 20% da população mundial

Para eles, música e identidade são indissociáveis. Este perfil é representado consistentemente em todos os 17 países pesquisados. 72% associam momentos importantes da sua vida à música, e a primeira nota os transporta a uma lembrança especial. A música é especialmente ligada as suas origens culturais.

02. Mixologista: 24% da população mundial

Pesquisas anteriores da Havas SE revelaram a “Era Shuffle” – uma nova geração de ouvintes de música que tem origem na revolução digital. Este perfil pode ser considerado a força motriz dessa nova Era. 76% consideram-se especialistas em música e têm sede de conhecimento e descobertas musicais, geralmente saciada por meio de plataformas on-line. Pesquisam, ouvem e compartilham sua paixão com suas comunidades na Internet.

Este é perfil mais presente no Brasil com 42%, muito a frente da média mundial e da América Latina.

03. Groupie: 14% da população mundial

Entre esses fãs dedicados, 38% expressam abertamente o seu amor por uma marca ou artista específico. Este caçador de selfies também é um grande fã de programas de TV relacionados à música, em que o show é tão importante quanto a música. Este perfil encontra representação acima da média nos países latino-americanos.

04. Vocalista: 23% da população mundial

Diferentemente dos outros perfis, o Vocalista possui uma abordagem mais funcional em relação à música. Apreciam a música quando a fazem: 73% cantam e 32% tocam um instrumento. Dentre todos os perfis na China, o Vocalista aparece em primeiro lugar.

05. Ouvinte: 19% da população mundial

Enquanto alguns fãs adoram compartilhar sua experiência musical em eventos ao vivo, o Ouvinte prefere uma atmosfera mais intimista; 89% optam pelo conforto da própria casa para ouvir música. Estão localizados principalmente na França, Reino Unido e Alemanha.

Insights para as marcas

FreddaHurwitz, Diretor de Estratégia Global da Havas Sports&Entertainment, diz:

“A música é uma ferramenta de marketing extremamente eficaz para que marcas se conectem ao seu target – afinal, 98% das pessoas em todo o mundo ouvem música diariamente. O conceito de Era Shufflee somado a nova segmentação desses fãs permitem que as marcas alcancem o seu público-alvo de maneira mais relevante utilizando a paixão pela música como objeto de conexão.Nossa experiência prova que uma estratégia musical relevante e significativa tem um impacto positivo sobre a abordagem de marketing geral para qualquer marca. Por exemplo, 62% da população global dizem que a comunicação por meio da música os motiva a experimentar os produtos e serviços da marca.”

Pronto. Marcas, ouvidos atentos.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (4)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More