Músicos são mais inteligentes?

Na verdade, pode até ser uma maldição. Escrevo por mim. Tudo, mas tudo mesmo, têm várias dimensões e sempre vem acompanhado de um mapa mental.

Tentando explicar:

Você provavelmente já deve saber que, quando você ouve música, desperta áreas do seu cérebro e fica, assim… mais ativo.

Mas você sabe o que acontece quando você toca algum instrumento?

Na animação, que você já pode até ter visto – mas apareceu por aqui novamente – a neurocientista e educadora musical Anita Collins explica o processo de forma rápida e bastante lúdica (tem legenda em inglês, para ajudar).

Há tempos, neurologistas fazem estudos para entender o que acontece no nosso cérebro quando praticamos diferentes atividades. Essa descoberta recente, a respeito da atividade musical, mostra que toda vez que uma pessoa pega em um instrumento e começa a tocá-lo, “fogos de artifício” se acendem no cérebro.

Múltiplas áreas se ativam e começam a funcionar simultaneamente e trabalham juntas. Especialmente as áreas visual, auditiva e motora.

Isso significa que, quando tocamos instrumentos, essas três áreas do nosso cérebro são fortalecidas, o que nos ajuda, consequentemente, em outras atividades, como jogar xadrez, por exemplo.

A atividade musical aumenta o tamanho e a atividade do corpo caloso no cérebro. A longo prazo, isso faz com que músicos resolvam problemas de forma mais efetiva e criativa, tanto na área acadêmica quanto social.

Essas pesquisas são interessantes e, quando explicadas em vídeos, ficam melhores ainda.

Esse vídeo, por exemplo, mostra o que acontece com o nosso cérebro quando não dormimos. As consequências vão desde dificuldade de focar, não reconhecer objetos pelo tato, perder a coordenação até alucinações e problemas hormonais.

Esse outro mostra o que acontece quando ingerimos açúcar. E sim, é nosso cérebro quem manda a gente comer mais de um brigadeiro.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (43)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More