O personagem foi pra esquerda ou pra direita? veja como esse detalhe ajuda a contar uma história.

Uma mesma cena gravada com o personagem caminhando para a direita e depois regravada com o personagem indo para a esquerda, causam sensações bem diferentes. Isso é o que mostra o video no final deste post (calma, daqui a pouco você assiste), produzido pela  School of Communication at Cleveland State University para mostrar como as movimentações laterais, de personagens, olhares e até de câmera, são utilizadas para ajudar a contar uma história, reforçando sensações em um nível bastante inconsciente, mas de uma maneira surpreendentemente eficiente.

O poderoso chefão deixou a sala caminhando para a esquerda? Ih, mau sinal.

Os meninos sairam voando com as bicicletas e o ET para a direita? Bom pro ET.

COMO FUNCIONA ESSE TRUQUE?

Basicamente, coisas indo para a direita são mais naturais para nós ocidentais (e alguns orientais influenciados pela cultura ocidental) por causa do fluxo da nossa leitura, da mão de direção no trânsito urbano, etc. E isso remete a coisas como “a ordem certa das coisas”ou “tempo passando”. Em inglês poderíamos resumir com um “feels right”. Coisas indo para a esquerda causam o efeito contrário e aumentam a tensão, como se a cena estivesse indo na contra-mão.

Nessa imagem, o que você acha que significa esse olhar para a esquerda no tribunal?

left

E nessa, eles estão indo para a guerra ou estão voltando para a casa?

right2

Confira então o video e, na próxima vez em que estiver assistindo um filme ou um seriado na TV, ligue esse “novo olhar” no seu cérebro e preste atenção nos deslocamentos laterais. Vejam quantas cenas se encaixam na intenção da cena.

 

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (10)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More