Por que super-herói só cai assim?

Se você estiver no ônibus com algum amigo super-herói, provavelmente ele vai fazer essa pose quando descer. Ou, quando saltar sobre uma poça d’água na calçada. Ou, quando tropeçar.

Não importa a situação, super-herói que se preze cai apoiado em 3 pontos. Não aquela coisa ridícula que você faz, agachando. Humpf.

A estilosa aterrizagem em 3 pontos bad-ass-mother-jumper é aquela que se faz apoiando, simultâneamente, a (1) mão, o (2) joelho e o (3) pé (com pequenas variações, às vezes é a perna flexionada ao invés do joelho). E a mão que sobra você aponta para trás. E olhando para frente ou pro chão.

Assim:

Vai, tenta aí, eu espero. Sobe na mesa e pula.
Se depois do pouso, você não deixar escapar nenhum gemido ou lágrima – e não for caindo assim meio de lado devagarinho, que nem árvore cortada, o efeito fica mais pronunciado.

A pose é tão clichê que já é apontada como o novo grito Wilheim, que durante anos foi (é) utilizado em cenas de ação com vítimas. Um segundo colocado seria aquela outra cena, do super-herói caminhando lentamente em direção à câmera com um apocalipse particular ao fundo.

A aterrizagem em 3 pontos (aliás, um nome que também é utilizado como referência a pousos perfeitos na aviação) foi inspirada nas artes marciais (via HQs e depois desenhos animados), mas muito mais pelo efeito cênico do que pela eficiência na absorção do choque.

Segundo gente que sabe cair na vida real (dublês, para-quedistas e lutadores) a aterrizagem em 3 pontos só pode significar 3 pontos lesionados, já que é completamente inapropriada para se absorver o impacto de uma queda, uma manobra que idealmente deveria envolver algum tipo de rolamento. Mas… como cambalhota também é usada por palhaço e criança – e não levanta tanta poeira – a indústria do cinema prefere que seus personagens continuem aterrizando no modo uau. E temos que admitir, é bem mais legal mesmo, pode continuar fazendo que a gente sempre gosta. Eu, por exemplo, só saio da cama assim. E, ato contínuo, salto pro computador.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (12)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More