Pindex, o Pinterest educativo do Stephen Fry

Pindex é uma plataforma online para professores, alunos e curiosos em geral criada por Stephen Fry e mais dois sócios, um dono de escola e um pai de aluno. Os 3 se queixavam da falta de material online organizado para fins educativos e resolveram apostar no formato. Que aliás, tem uma missão bem parecida com a nossa aqui no Update or Die (não, não estou pegando carona nem me comparando a ninguém, apenas o posicionamento comum, de uma plataforma de troca entre pessoas apaixonadas por diversos assuntos, como sempre fizemos desde quando era só eu).

Enfim, estamos todos de acordo que a internet tem o potencial de se tornar, efetivamente e não apenas potencialmente, na maior ferramenta educativa que o ser humano já criou – e isso se faz com compartilhamento de informações, conhecimento e inspiração.

pindex

Olha que legal o que diz o Stephen Fry:

[mks_pullquote align=”left” width=”800″ size=”21″ bg_color=”#000000″ txt_color=”#ffffff”]”Em um tempo em que é muito fácil perder a esperança no mundo online, que parece orbitar em torno de trolagens, bullying, ódio, trivialidade e futilidade – vale a pena lembrar do incrível poder da internet para informar e educar, de uma maneira clara, lúdica e divertida”[/mks_pullquote]

 

Mais uma vez, não poderia estar mais de acordo. Pessoalmente, não consigo entender como podemos nos sentar diante de um retângulo capaz de nos conectar com mais de 30  milhões de músicas, outros tantos milhões de filmes, aulas transmitidas pelas mais famosas universidades do mundo, etc etc e ainda assim preferirmos gastar praticamente todo tempo online em redes sociais (nada contra redes, me refiro ao excesso).

Professores são trabalhadores incansáveis, mas por mais que se dediquem, está cada vez mais difícil preparar aulas que consigam encantar e engajar tanto quanto um material produzido por profissionais do entretenimento, como os que estão circulando por aí. Mas é justamente por este material estar sendo produzido e disponibilizado, que temos uma oportunidade de fazer curadoria e organizar melhor o aprendizado.

Pelo pouco que naveguei pelo Pindex, acho que a ferramenta ainda é modesta em relação à sua ambição, realmente algo bem próximo do Pinterest, um agregador de videos, imagens e sons. Mas a intenção é nobre e toda e qualquer iniciativa nesse sentido deve ser experimentada, incentivada e desenvolvida. vale a pena se cadastrar, usar e gerar feedbacks.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (61)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More