Obama esteve entre nós

12d2a58c-0c3f-4e71-a30c-aa1e06d97879

O primeiro presidente americano a participar do South by Southwest, o festival de música, cinema e inovação que acontece pela 30a vez em Austin, Texas, causou muitas emoções nesta sexta-feira.

Participantes do festival passaram o dia disputando ingressos em filas quilométricas e sorteios na internet, e a partir das 11 da manhã começaram a lotar os 2.400 lugares do Long Center, na beira do Rio Colorado. O evento também foi transmitido ao vivo para grandes salas do centro de convenção da cidade e para a internet, através do site oficial do evento.

Barack Obama subiu ao palco com meia hora de atraso.

“Eu amo Austin, Texas”, foi a primeira coisa que ele disse. “A economia tem mudado muito rapidamente e o SXSW traz para a cidade pessoas que estão causando essas mudanças.”

A tecnologia, segundo Obama, tem feito seu governo trabalhar de forma mais ágil. “Imigrantes podem atualizar seus green cards pela internet, estamos unificando o banco de dados do nosso sistema de saúde, e a razão que me traz ao SXSW é recrutar pessoas que possam nos ajudar a resolver problemas sérios que podem ser solucionadas através de tecnologia”.

O gaúcho Bruno Dreher, de Bento Gonçalves, saiu da palestra inspirado. “O clima foi de total emoção. O Obama é um cara que entende muito a realidade do mundo e nos faz acreditar que realmente podemos resolver grandes problemas no mundo”, disse.

Do lado de fora do evento, um pequeno protesto do grupo Open Carry Texas, que defende o direito do porte de armas para todos os cidadãos americanos. O grupo, todos portando armas, declara que o protesto tem o objetivo de educar a população sobre o direito do porte.

Alheio aos protestos, Obama tratou principalmente de assuntos ligados à tecnologia, o tema principal do South By Southwest. Porém, a conversa com o editor chefe do Texas Tribune, Evan Smith, teve momentos controversos.

“Não deveria o governo, antes de estimular mais tecnologia, melhorar o acesso de internet para grupos hispânicos e negros?”, perguntou Smith.

“Estamos aumentando a cobertura. Nossa expectativa é que daqui a dois anos, 99% das escolas públicas terão acesso à internet rápida”, respondeu o presidente, para logo em seguida ouvir aplausos entusiasmados.

“Estou querendo resolver todos os problemas, mas meu slogan não era YES I CAN, era YES WE CAN”
Quando a organização do evento pediu para encerrar a entrevista, Obama respondeu: “Eu sou o presidente, então vou falar por mais um minuto”
“Em dez meses não vou ser mais o presidente, e esse foi o maior privilégio da minha vida. Mas eu não vou deixar de lutar pelo que eu acredito hoje. Eu estarei com vocês, na plateia, acreditando em um futuro melhor para esse país”


O projeto especial do UoD, no SXSW, tem o apoio cultural do Santander, Twitter Brasil, Levi’s Brasil, Rede Atlântida (RBS), GoPro Brasil e Trip Editora.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (2)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More