Um clone para chamar de seu

E se você pudesse ter um clone para fazer uma apresentação no seu cliente no seu lugar? Você não pode, mas o Professor Ishiguro pode.

O cientista japonês especializado em engenharia robótica mais famoso do mundo desembarcou no SXSW com seu geminóide- um andróide com a aparência específica de um “modelo” humano. Na sua palestra “Androids and the Future Life”, ele apresentou como suas criações vão afetar o nosso dia a dia.

Fomos conferir de perto o geminóide e bater um papo cabeça com ele:

https://www.youtube.com/watch?v=NNsDOQfSVAY

Os detalhes de perto são tão impressionantemente reais que ao tocá-lo pedi desculpas sem querer. Ele me perguntou por que eu não tenho um robô próprio. (Quero.)  E estamos próximos disso – um modelo de robô pessoal já está à venda por um processo acessível pelo preço de um computador pessoal:

Porém a tecnologia ainda precisa avançar bastante para termos robôs como a Rose, do Jetsons. O professor explica que as interfaces precisam ser mais próximas à humana, e capazes e melhores com reconhecimento de imagens. Avanços sobre deep learning e cloud computing habilitarão modelos muito mais sofisticados de inteligência artificial nos próximos 5 anos.
Na verdade, o Dr. Ishiguro já fez um segundo geminóide feminino, bem mais avançado que seu primeiro, com avanços suficientes de ciência cognitiva que aparenta que o robô tem realmente emoções e desejos.

https://www.youtube.com/watch?v=Bnh9gvkQlX0

Mas quais as aplicações reais de um robô? Para que queremos AI que parecem humanos?
Uma interface humana é importante para tarefas que envolvam relacionamento com humanos, pois nosso cérebro gera mais empatia, como o Maestro Billy já falou hoje mesmo nesse post.
O professor mostrou várias utilizações que já são feitas hoje- como cuidar e entreter idosos,  manequins em vitrines, apresentadores de TV, ou mesmo serem teleoperados para representar você mesmo em outro local, caso do próprio geminóide do Ishiguro.
Seres humanos orgânicos tem aquele problema bizarro de morrer, né? De uma hora pra outra para um caminhão e buum, c’est fini. Pois bem, humanóides podem ser utilizados para “arquivar” pessoas importantes: fisionomia, voz e reações.

Aposto 3 brejas com vocês que o Papa Francisco vira robô em pouco tempo.

[signoff]

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More