A arte de Pavel Filgas

Esse post é para falar sobre um artista que conheci no centro histórico de Bratislava na Eslováquia. Eu estava passando por ali numa manhã de sábado quando me deparei com alguns painéis expostos no calçadão. Eram imagens surpreendentes. Pareciam paisagens de lugares que só existem nos sonhos. Me chamou a atenção para o jogo de sombras que parecia ser feito com caneta esferográfica preta e uma série de manchas aquareladas em tons de sépia.

Me aproximei para ver de perto e foi então que conheci Pavel Filgas. O artista é tcheco e até já veio para no Peru para fazer faculdade de artes visuais. Ele em contou que usa basicamente três materiais em suas obras: papel fabriano, caneta staedtler preta (para o desenho) e café (para fazer as manchas e efeitos aquarelados).

Até o fim dessa viagem vou comprar um dos quadros dele. Foi realmente algo que me impactou visualmente. Talvez pelo clima sombrio ou pela verticalidade dos traços. Talvez pelas paisagens evocarem um tom onírico. Só sei que virei fã do trabalho do cara.

Clica aqui para ver alguns trabalhos dele no Pinterest. E a seguir, alguns quadros que achei mais legais:

pavel1 pavel2 pavel3

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More