Criando arte em realidade virtual: Google Tilt Brush

O Google criou também aqui em Austin um daqueles vários espaço de eventos e showroom da marca- o Google Fiber – para mostrar as novidades da marca. Entre elas uma agenda de convidados para uma “demonstração-performance” do Google Tiltbrush.

GoogkeTilTbrushGoogleFiver_7Foto: Rodrigo Terra

A princípio parecia apenas algumas pessoas fazendo uns desenhos na parede, até você chegar mais perto. A ferramenta é incrível e permite que você crie arte dentro da própria realidade virtual. Basicamente criar dentro de um museu virtual, com ferramentas virtuais, dando a sensação de proximidade do museu, porém com as inúmeras possibilidades que só a realidade virtual permite.

(O vídeo abaixo pode ser visto em VR se você tiver o óculos ou cardboard)

Conversamos com o artista Antonio Canobbio, nascido na França e radicado nos Estados Unidos há mais de 10 anos. ele é diretor criativo e tem exposições com pinturas, animações e  séries para TV como Metalocalypse.

GoogkeTilTbrushGoogleFiver_5
Foto: Rodrigo Terra

Canobbio comenta que o Tilt Brush transforma a relação do artista com a obra, no momento em que o artista cria interage com sua própria criação numa multidimensão espacial. É como se você entrasse dentro da sua própria imaginação e desse vida ao cenário em que você também faz parte. Ele ainda reforça que tem a plataforma virtual como uma das áreas promissoras que mais gosta para novos negócios em seus trabalhos.

Ele comentou também de uma possibilidade breve em que as pessoas de diversos países estejam conectadas num mundo virtual, criando seus cenários e convivendo nesse ambiente, tendo autonomia com seus pincéis virtuais de recriar elementos e personagens de forma interativa e simultânea. E ainda: no momento em que tudo pode ser gravado, você pode voltar ao tempo daquela criação e ter as sensações de quem estava criando naquele momento.

Estamos falando de uma nova geração de arte completamente nova. Mas não é só isso que a plataforma vai revolucionar: educação, por exemplo. Para que ler um livro se você entrar em um planeta de números e interagir com eles?

Olha, vamos falar muito de VR esse ano.

 

Por: Rodrigo M. Terra, Ana Arruda e Vanessa Mathias da Era Transmídia

[signoff]

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More