Download de habilidades: chegou a Matrix?

“A previsão de um crescimento exponencial das nossas habilidades individuais é um sonho: quem não quer aprender rapidamente saltos ornamentais? Fazer cálculo? Pintar quadros? “

skills

Jogar xadrez, saber mandarim, ordenar as cores do cubo mágico em apenas alguns segundos: se você pudesse fazer download de uma habilidade diretamente no cérebro?

Pois é, essa é a pira de cientistas que descobriram como “copiar” os padrões cerebrais para modular o aprendizado de habilidades um tanto quanto complexas.

Que isso te lembra?

Sim, para mim lembra quando Neo, no Matrix, aprende Kung Fu.

Ainda falta bastante para chegar lá, mas cientistas do HRC Laboratories usaram estímulos transcranianos (tDCS) que, copiando padrões de pessoas que já tem determinada habilidade, puderam comprovar melhoria no aprendizado e retenção de habilidades específicas de outras aprendendo.

“Nós monitoramos os padrões de atividade cerebral de seis pilotos comerciais e militares, e depois transmitimos esses padrões para voluntários que aprendiam a pilotar em um simulador bastante realista”- disse um dos responsáveis pelo estudo.

Os voluntários recebiam a “cópia” do estímulo cerebral dos pilotos através de capacetes com eletrodos – e melhoraram significativamente suas habilidades de aprender como conduzir aviões.  Deu para entender? Igual desenho animado que você coloca o capacete para trocar de personalidade com outra pessoa?

Mas habilidades é só uma das infinitas possibilidades: eles também demonstraram que o tDCS pode ajudar os pacientes a “aprenderem” a se recuperar de um ataque cardíaco ou a melhorarem a criatividade, por exemplo.

De um lado, a previsão de um crescimento exponencial das nossas habilidades individuais é um sonho: quem não quer aprender rapidamente saltos ornamentais? Fazer cálculo? Pintar quadros? De outro, pode-se argumentar que o acesso restrito a novas tecnologias por quem pode pagar por elas abre brechas para criação de castas de super-humanos (se lembram dos Alphas, de Admirável Mundo Novo)?

Utopia ou distopia, tendo um arquivo por aí dando sopa que copia a habilidade do Keith Richards em tocar guitarra, quem não faria download?

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (42)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More