Oculus Rift chega oficialmente hoje. É o nascimento comercial do “VR”, o novo meio de comunicação

Depois de 4 anos de espera, o Oculus Rift começa a ser entregue aos primeiros consumidores. É uma data histórica, que marca a chegada de um novo meio de comunicação ao mundo.

3040496h

Estamos vivendo agora em 2016 o que seria o equivalente ao primeiro jornal circulando, as primeiras transmissões de rádio ou os primeiros smartphones a se conectarem com a internet.  Pela primeira vez, realidade virtual não é apenas um conceito, mas sim um produto comercial. Barato, rápido e disponível para qualquer pessoa que queira embarcar em uma realidade virtual. E nasceu hoje.

O aclamado Oculus Rift, primeiro dispositivo comercial de realidade virtual, começou a ser entregue hoje aos consumidores que bancaram o produto através de financiamento coletivo. Pode pode parecer bobagem, mas é um marco histórico: está nascendo um novo meio de comunicação no mundo.

Não é à toa que Palmer Luckey, fundador da Oculus, foi até o Alaska entregar o exemplar 0001… para o comprador 0001. Diz ele no Twitter que é um gesto de gratidão, já que lá se vão 4 anos desde que o início do financiamento coletivo no Kickstarter.

Foto: Business Insider

Se você é virgem em realidade virtual, por enquanto você só deve imaginar que é um óculos bem feio que deixa você meio com cara de tonto e seu “look do dia” nada sexy. Mas é muito mais que isso. É uma nova forma de se transmitir uma mensagem, uma narrativa, um jeito novo de contar histórias.

Rodrigo M. Terra, diretor e produtor especialista em narrativas imersivas em audiovisual, explica as aplicações:

“É a primeira vez que a pessoa está dentro da tela, e não fora dela. E as aplicações para isso são inúmeras. Você vai ter uma evolução na Educação: o conteúdo deixa de ser apenas consumido passivamente para ser vivenciado. As aulas de História do Brasil, Egito Antigo, Química Orgânica e Genética serão parques de diversões de aprendizado. Você, afinal, pode estar lá no Egito antigo ou dentro de uma célula.

“Ah, mas e a imaginação? Morreu? Claro que não. Desta vez ela é elevada ao enésimo grau, já que além de eu estar lá no Japão Medieval eu também vou poder mudar a história com ferramentas de interação. E se o Japão tivesse colonizado a Mesopotâmia? Vou lá e interajo, reprogramo, mudo de lugar, crio. Tudo no ambiente virtual.”

A verdade é que com o lançamento comercial, muitos outros universos e aplicações já começam a aparecer.

Há todo um universo alien que você pode entrar com o óculos:

Novas redes sociais em que você se encontra com os amigos em lugares distantes:

https://www.youtube.com/watch?v=cUI6C_0T5_U

Na educação, você vai estudar a Grécia Antiga estando dentro de Creta (te cuida Indiana Jones!). Estudar o corpo humano passeando por dentro das artérias. E pode participar já esse ano com a Nasa de uma expedição para Marte que só vai acontecer em 2030. Está, lá, prontinho para ser consumido:

https://www.youtube.com/watch?v=qJxZE_5x8Ic

Para games, obviamente, isso é um avanço tremendo na tecnologia:

Do ponto de vista profissional, você e seus amigos engenheiros podem entrar dentro do carro que estão construindo, em qualquer dimensão.

Para publicitários e marcas? Que tal uma voltinha dentro da fábrica da cerveja que você mais gosta? Ou montar com uma caixinha do McDonalds uma espécie de cardboard?

E claro, transforma radicalmente a indústria que mais fomentou a internet no mundo, a pornográfica. Talvez a solução para superpopulação no mundo?

Além de temas mais nobres: na medicina se pode ver já sobre operações sendo conduzidas remotamente como em  e um ótimo panorama do que vem por aí:

Você pode não acreditar, mas daqui a alguns anos quando você explicar como era Realidade Virtual para os netinhos e quando tudo isso começou, a data é hoje. Tudo isso já existe, e agora você pode comprar na loja ao lado. Pelo menos, é a nossa aposta.

Está pronto para conhecer outro universo?

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (77)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More