Picture This: o projeto do canal Sony para salvar o meio ambiente

A Sony Pictures Television, por meio dos canais Sony e AXN, estabeleceu uma parceria com a FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado – e com o Instituto GEA – Ética e Meio Ambiente – para o desenvolvimento de um projeto colaborativo. A ideia é contar com os alunos dos cursos de graduação de Comunicação e Marketing da instituição para produzir vídeos com a temática ambiental que, mais pra frente, serão distribuídos pelos canais.

Gosto da ideia.

Ao todo, serão três promos exclusivos, de 30 segundos cada, abordando temas relacionados aos chamados “3Rs” – reduzir, reutilizar e reciclar – criados pelos próprios alunos da faculdade. Para isso, eles terão uma consultoria de conteúdo com a ambientalista e Presidente do Instituto GEA, Ana Maria Domingues Luz. E, claro, terão também apoio dos profissionais dos canais. Todos os vídeos produzidos serão avaliados por professores e coordenadores da instituição que, ao fim, irão eleger os três melhores. Estes serão veiculados nos canais Sony e AXN a partir da primeira semana de junho, quando se comemora a Semana Nacional do Meio Ambiente.

O Picture This:

Em setembro de 2015, a Sony lançou oficialmente o Picture This, que é a campanha global do grupo com foco em responsabilidade ambiental.

Todos os projetos relacionados à campanha podem ser feitos em até 30 idiomas diferentes, com o objetivo de atingir os 178 países que fazem parte da cobertura dos canais. A campanha é realmente abrangente: 45 canais do mundo participam, desenvolvendo, cada um, ações como vídeos promocionais para a TV, campanhas nas redes sociais e eventos comunitários.

A reciclagem ao redor do mundo:

O Brasil produz anualmente cerca de 76 milhões de toneladas de lixo. Dessa quantidade toda, apenas três por cento vão para a reciclagem, e o custo desse processo é de oito bilhões de reais por ano. Além disso, menos de um quarto das cidades brasileiras têm programas de reciclagem e ações voltadas ao combate do crescimento da quantidade de lixo produzida no país. Ou seja: por mais que essa questão não seja um problema recente, o Brasil ainda está muito atrasado quando o assunto é produzir menos lixo e reciclar o que é inevitavelmente produzido.

Na Alemanha, por exemplo, existe um projeto que visa substituir todos os recipientes de consumo, tais como garrafas, copos e xícaras, por uma alternativa mais ecológica: garrafas de vidro reutilizáveis. Ao usar garrafas de vidro, o país consegue salvar até 28 mil toneladas de alumínio e mais de 500 mil (!) toneladas de plástico.

Na sua batalha para reduzir o desperdício e economizar energia, a Itália está focada em aumentar seus esforços de reciclagem em 50% até 2020, seguindo assim os objetivos estabelecidos pela União Europeia. Por lá, a campanha Picture This atua assim: a AXN pede para os telespectadores criarem um conteúdo audiovisual original que mostre como eles estão reciclando materiais usados em casa de maneira inteligente. Cada usuário pode enviar uma foto ou um vídeo mostrando como objetos comuns podem ser reciclados e transformados em outra coisa.

Já o Japão é um dos países mais engajados com a causa. Em 2005, o governo japonês lançou uma campanha nacional chamada “Team Minus 6 Percent” para alcançar a meta de redução de emissão de gases de efeito estufa até 2012, seguindo o propósito do Protocolo de Kyoto. A partir daí, o país se acostumou a adotar medidas voltadas para a proteção do meio ambiente. Por exemplo: venda de mais produtos sustentáveis, redução no excesso de embalagens, desligando os carros nas ruas em vez de deixá-los em marcha lenta, desligar dispositivos eletrônicos quando eles não estão em uso e assim por diante. Por lá, o Picture This atua de forma a continuar os esforços da campanha, destacando seu sucesso e oferecendo dicas diárias para seguir com o progresso.

Todo o material relacionado à campanha ao redor do mundo pode ser encontrado aqui e acompanhado via redes sociais por meio da hashtag #PictureThis.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More