O GIF que você passou horas olhando te ajuda a criar

Tu tá na agência, scrollando o feed do Face e de repente: um GIF. Não um GIF qualquer, AQUELE GIF! Você fica horas olhando. Dá um sorrisinho maroto, manda um reaction e, no fim das contas, fica com aquele peso na consciência: “caramba, procrastinei bonito!”. Calma. O GIF te ajudou. Duvida?
tumblr o6bqa4bwVz1s02vreo1 250

O professor Adam Grant, da Wharton School, mais conhecido no Brasil por ser autor do “Dar e receber”, escreveu um artigo para o The New York Times em que narra exatamente como ensinou a si mesmo a procrastinar e os benefícios criativos disso.

O artigo do professor é bacana, pois ele explica como era um pré-crastinador (sim, ele fazia tudo antes do prazo) e mudou depois de uma conversa com de seus alunos mais criativos, Jihae Shin. Aluno, aliás, que virou professor na Universidade de Wisconsin e participou de um experimento interessante, relatado a Grant posteriormente, já que ele duvidava da eficácia da procrastinação.
tumblr o67zqsyHZ51qkdrkzo1 r1 540

Shin pediu que algumas pessoas pensassem em novas ideias de negócio. Aleatoriamente, alguns foram selecionados e precisavam apresentar suas ideias imediatamente. Outros receberam cinco minutos para jogar Campo Minado e Paciência antes de iniciarem a tarefa. Todos apresentaram as suas ideias e os avaliadores independentes julgaram o quão original elas foram. Adivinha? As ideias dos procrastinadores eram 28% mais criativas.

Então é só jogar algo na internet que você será criativo? Não exatamente. Segundo Grant, o que ocorre é que nossa mente trabalha de maneira curiosa em relação às tarefas. Uma atividade inacabada fica numa espécie de “limbo” do cérebro que nunca se apaga. A tal atividade inacabada sempre vai ficar viva na sua cabeça e, com o tempo gasto vendo um GIF, por exemplo, você pode pensar em algo melhor do que sua ideia inicial.
e3b91f965b298ed9bf97ec9a2755bc99f770ef8fa3d8b9d3f051e430f676af77 1

Segundo Grant, exemplos famosos não faltam: Bill Clinton é um procrastinador crônico que espera até o último minuto para rever seus discursos; Steve Jobs deixava seu time maluco adiando apresentações ou tarefas; o roteirista Aaron Sorkin é outro conhecido pela demora na conclusão de atividades. Aliás, Grant cita uma frase emblemática de Sorkin: “Você chama de procrastinação. Eu chamo de pensar”.

Então, não se culpe tanto da próxima vez que ficar olhando para um GIF durante vários minutos.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More