The Next Web: startups que mudam o mundo

Se você assiste Sillicon Valley, já conhece a ironia de todo “pitch” (discurso) de startup terminar com: “estamos aqui para fazer  o mundo um lugar melhor”. Mas a verdade é que o tema está sendo levado cada vez mais a sério: investidores, aceleradoras e todas as pontas do ecossistema do empreendedorismo tecnológico estão repensando em como ter lucro associado ao impacto positivo na sociedade.

Se é um assunto que interessa, uma ótima notícia! Você pode ver tudo que rolou sobre por aqui no track “Future Generations”, no palco Transformatorhuis, nesse link aqui.

Captura de Tela 2016-05-28 às 17.39.01

Lá, a palestra de James Joaquin, do Obvious Ventures, falando em como construir startups de impacto positivo. Joaquin deu muitos exemplos de indústrias disruptivas como a Tesla e o Whole Foods. Para ele, o segredo está em formar fortes valores e alinhar muito bem essas métricas com os investidores e clientes.

Outra palestra foi a do Ashok Reddy, da Unreasonable Capital, que discutiu como empresas lucrativas podem desenvolver metas de redução de pobreza, igualdade de gênero e sustentabilidade.

TNW Conference 2016 - Day Two - Image by Bas Uterwijk - dan@heisenbergmedia.com-044

Algumas startups incríveis também mostraram suas ideias e protótipos. A Physee mostrou o PowerWindow, que converte luz em eletricidade. Imagine seu prédio do trabalho todo de vidro, e todas essas janelas estão gerando energia solar e carregando todos os veículos elétricos na garagem? Não é apenas sustentável, tem, também, um design lindo.

glassbuilding

A Zeewar apresentou uma solução para o alimento: a produção de alimentos com base em algas marinhas entregam mais proteínas do que a carne, sem pesticidas, sem desperdício, e ainda limpando o oceano e gerando mais oxigênio no mundo.

thevegbutcher

Outro também que atua na substituição da carne é o The Vegetarian Butcher: diferente de outras doutrinas por aí, eles realmente desenvolvem produtos que parecem carne, e tem gosto de carne, mas veganos:

vegasnchicken

Criar uma ideia para o bem pode ser relativamente simples, mas precisamos entender melhor como reportar, como acordar entre as partes, a transparência, governança e opinião pública. Ajustar isso ainda é um tema bastante incipiente. Em resumo: estão tentando e querem ajustar tudo isso, mas ainda temos um longo caminho.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More