Como deixar seus clientes com menos cara de penetra nas Mídias Sociais?

Os relacionamentos estabelecidos entre usuários nas mídias sociais mudaram de alguns anos para cá. Aquele aspecto de buscar e “fazer amizades”, de certo modo, abriu espaço às possibilidades de negócios e outras formas de relações pessoais e profissionais.

Nada contra. Pelo contrário, quanto mais versáteis estiverem os donos de negócios online, mais o universo das mídias sociais crescerá, uma vez que as opções de compra e venda aumentam e esse próprio cenário evolui com seus erros e acertos.

Quando você analisa e percebe que deve melhorar o engajamento de seus clientes em suas mídias sociais, especialistas indicam algumas estratégias que devem ser adotadas para obter os resultados que deseja. São essas táticas eficazes que este artigo apresentará.

O enfoque deste texto será em três importantes e muito utilizadas mídias sociais: Facebook, Twitter e LinkedIn. Caso você tenha contas nesses sites, você sabe como funcionam, áreas em que atuam e os públicos que atingem. Seguindo esse princípio, você tem grandes chances de se destacar e, acima de tudo, não será invasivo.

Quanto mais melhor?

O primeiro aspecto a ser analisado é em relação à quantidade de seguidores possui. Se você não sabe e não acompanha esse crescimento, faça o levantamento de dados e comece a verificar o aumento de clientes constantemente. Em seguida, elabore posts relevantes, pois são essenciais quando se busca engajamento em mídias sociais.

Não existe um número certo de postagens diárias para atingir engajamento de seus clientes. Você só saberá a quantidade ideal após analisar o segmento em que está inserido e seu público-alvo. Entretanto, o indicado por profissionais é que não ultrapasse três.

Em relação ao Facebook, fan pages que apresentam mais engajamento possuem mais de 10 mil seguidores. Referente ao Twitter, a grande quantidade de conteúdo pode deixar seus clientes saturados, pois quanto maior o número de publicações, mais informações terão que lidar. Já no LinkedIn, a primeira orientação é saber como é seu público-alvo e o segmento do seu negócio. Nesta plataforma, postagens bem-humoradas, geralmente, apresentam bons resultados.

Busque novidades em seu segmento. Seus clientes visualizarão suas postagens com frequência quando perceberem que seu conteúdo está sempre atualizado e que está transmitindo informações relevantes.

Promover interação de seus clientes também é uma boa estratégia para o engajamento nas mídias sociais. Neste sentido, você pode, por exemplo, fazer perguntas relacionadas ao conteúdo que foi postado e criar um ambiente em que seus clientes comentem determinados assuntos em suas postagens.

Utilize Imagens Em Suas Postagens

Imagens se destacam em publicações nas mídias sociais. Em alguns casos, como o Twitter, geram mais de 100% retweets do que as postagens sem imagens. No Facebook, o engajamento pode melhorar utilizando imagens em seus posts.

Se você não tem ideia de como incluir um elemento visual em suas publicações, faça um teste no site Canva . Basta se cadastrar, escolher o exemplo de mídias sociais e usar a criatividade para elaborar suas imagens. Entretanto, não esqueça que tudo dependerá do estilo do post e da plataforma que esteja usando.

Tudo Tem Sua Hora 

Um fato bastante interessante é que existem horários ideias para publicar seus conteúdos. O ponto principal é que você precisará fazer testes durante alguns dias, verificando visitas, comentários, compartilhamentos, entre outros fatores.

Isso vai te ajudar muito a analisar o engajamento de suas mídias sociais, pois uma vez que tenha esse dado, saberá qual é o melhor horário para postar seu conteúdo. Além disso, você também poderá descobrir quais publicações obtém os melhores resultados.

De acordo com o Twitter, muitos dos seus usuários que utilizam aparelhos mobile usam o serviço quando vão e voltam do trabalho. No Facebook, se sua ideia é ter mais compartilhamento, publique seus posts em torno de 13 horas. Se quiser ter mais cliques, o horário ideal é 15 horas. No LinkedIn, os horários comerciais são os melhores. Em geral, os dias mais indicados para postar são terça, quarta e quinta-feira.

Call to Action

O termo call to actions significa “chamado para a ação”. De forma direta, é a estratégia em que é incluído um link em sua publicação e conduz o usuário ou cliente a realizar uma ação.

Em outras palavras, são links ou botões visualizados que contam com frases como “faça o download” ou “clique aqui”. Profissionais do ramo de marketing digital consideram uma tática importante, pois transforma a audiência em resultados mais concretos.

Uma observação: seja sutil quando utilizar o call to actions, principalmente no Facebook, que não aprecia muitos posts promocionais alegando que incide em redução da experiência do usuário em sua navegação na internet.

Já o Twitter e o LinkedIn são mais flexíveis em relação aos posts promocionais, permitindo que os usuários compartilhem seu conteúdo utilizando call to actions.

Essas estratégias simples apresentam ótimos resultados e provocam engajamento quando são utilizadas tendo como base a interação que você constrói com seus clientes. E se você montou um negócio online, é preciso intensificar essas ações.

Não esqueça que é primordial que seja sensato em suas abordagens e jamais invasivo. Do mesmo modo que obtém bons resultados, você também se prejudicar quando não utiliza as mídias sociais da melhor maneira possível.

Entenda quais plataformas estão mais alinhadas ao seu negócio e analise quais publicações causam maior impacto. Dessa forma, você chegará longe.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More