Caminhão cheio de sangue critica desperdício por preconceito

Um caminhão com centenas de bolsas de sangue foi colocado nas ruas da cidade de São Paulo para criticar a determinação que proíbe que homens gays e bissexuais sejam doadores de sangue no país. A ação foi criada pela agência Africa para uma campanha internacional da All Out, movimento global de defesa dos direitos da comunidade LGBT, e traz a mensagem: “O Brasil desperdiça mais de um caminhão cheio de sangue todo dia por puro preconceito”.

“A campanha busca mostrar que, ao não reconsiderar essa proibição, o Brasil impede o diálogo, reforça estereótipos e joga fora litros de sangue que poderiam salvar vidas”, diz Leandro Ramos, diretor da All Out. Ele lembra que todo o sangue colhido em bancos públicos e privados do Brasil deve obrigatoriamente passar por testes que permitem a identificação de vírus como o HIV e HCV, que causa a Hepatite tipo C.

“Se uma pessoa não usa drogas, mantém um único parceiro sexual e usa preservativo sempre, ela pode doar sangue. A menos que seja um homem que se relaciona com outro homem. Mas, se todo sangue doado, seja de quem for, passa por uma série de testes, por que homens gays e bissexuais são proibidos de doar?”, questiona Álvaro Rodrigues, vice presidente de criação da Africa.

A campanha conta ainda com um site, na qual homens gays e bissexuais podem entrar em uma “fila de doadores” virtual. A ideia é mostrar o número de novos doadores e a quantidade de sangue desperdiçada pela proibição.

A proibição vem da Portaria 2712, de 12/11/2013, do Ministério da Saúde. Embora não faça referência à orientação sexual de possíveis doadores, a portaria determina que homens que se relacionaram sexualmente com outros homens nos últimos 12 meses são inaptos a doar.

Ficha Técnica:

Título: Wasted Blood
Agência: Africa
Cliente: All Out Action Fund
CCO: Sérgio Gordilho
Direção de Criação: Sérgio Gordilho / Álvaro Rodrigues
Criação: Maicon Silveira / Ricardo Matos / Otto Pajunk
Atendimento: Juliana Carvalho Araujo / Lucas Fajardo
Mídia: Rodrigo Rodrigues / Camila de Quina Santos / Bianca Navega
Projetos: Guilherme Ramos / Rafael Coelho
Aprovação: Leandro Ramos
Produção Agência: Rodrigo Ferrari / Stella Gafo
Produtora de Imagem: BossaNovaFilms
Direção: Georgia Guerra Peixe
Produção executiva: Edu Tibiriça
Atendimento: Priscila Miranda / Ciça Piazza
Diretor de Fotografia: Marcelo Rocha
Montagem: Daniel Crepaldi
Finalizador: Cesar Soares
Pós Produção: Equipe BossaNovaFilms
Produtora de som: Satelite Áudio
Produção: Equipe Satélite
Atendimento: Fernanda Costa

[signoff]

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More