O Espaço Além entre mim e Marina Abramovic

Assistam ‘Espaço Além’ e sintam a sensação de não conseguir levantar da cadeira quando o filme acaba.

mabr3

Uma mulher atormentada por um sofrimento intenso resultante de um coração partido. Enredo extremamente corriqueiro e um tanto previsível quando pensamos no desfecho. Poderia ser assim, se a pessoa em questão não fosse Marina Abramovic, a artista sérvia tão conhecida por suas performances que, entre outras coisas, extrapola os limites do corpo. Parte dessa história é contada no documentário “Espaço Além – Marina Abramovic e o Brasil”, ainda em cartaz nos cinemas.

Marina percorreu diversos estados brasileiros em uma jornada espiritual completamente desprendida de preconceitos. Ávida por se livrar da carga pesada que é ver um grande amor partir, a artista se submeteu a rituais religiosos diversos. E o que podemos perceber nas imagens é uma mulher vulnerável, mas completamente dona de sua existência. A ponto de não se intimidar por nada, nem mesmo suas próprias fraquezas. Em uma das passagens ela assume: “eu controlo muito bem a dor física, mas não suporto a emocional”. Quem diria? Eu não.

O filme vai além – se você o encara com a mente aberta -, é uma narrativa empírica que nos permite enxergar o nosso próprio poder de cura. Pois todas as receitas e ritos indicados para Marina durante a viagem funcionaram como ferramenta para ela se religar com seu interior e superar o trauma que a perturbava. E é claro que dessas experiências todas surgiu inspiração para o seu trabalho, resultando na exposição “Terra Comunal”, apresentada no SESC Pompéia aqui em São Paulo no ano passado.

“Espaço Além” é um documentário que não te deixa em paz, ele é provocativo, instigante, assim como o genial trabalho de Marina. Mas, não se iludam, a grande protagonista desse enredo é a mulher, a pessoa física de Abramovic e ela fez questão que assim fosse, para exatamente inspirar cada um de nós a buscar no fundo d’alma a descoberta da cura para todos os nossos males.

Credos e crenças à parte, o filme é uma viagem ao mundo da espiritualidade e a busca de um sentido maior, muito além dos problemas tão mundanos que nos molestam.

Gastei muitos dias para tentar escrever a minha opinião sobre essa provocação de Marina Abramovic, tentando descrever todas as percepções que eu tive, abandonei essa ideia, pois é muito complexo. Poderia passar horas falando sobre o filme e tudo que o cerca. O que eu verdadeiramente preciso dizer para todos é: “Assistam ‘Espaço Além’ e sintam a sensação de não conseguir levantar da cadeira quando o filme acaba.”

Você assiste o trailer no player destacado no alto deste post.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (8)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More