Devemos celebrar o Leão do “Jantar da Vingança”?

Um site de reclamações celebra seu aniversário pregando uma peça em executivos de grandes empresas. Seria genial, não fossem os detalhes da história.

O case polêmico, que celebrou os 15 anos do Reclame Aqui, faturou, até o momento, o Leão de Bronze no Cannes Lions 2016, na categoria Direct. O site dizia ter convidado executivos de empresas com alto número de reclamações para um jantar inaugural de um novo restaurante. No local, eles provariam do próprio veneno e seriam vítimas de um péssimo atendimento.

A ideia é incrível, não há como negar. Tudo, aparentemente, deu certo. O case já está até faturando Leões em Cannes. Mas será que a história foi contada da maneira correta?

Segundo relatos – e o mais famoso é o do Blog do Curioso – um dos executivos do jantar era um ator. É óbvio: não há proibição alguma com relação ao uso de atores em ações como essa, mas se você diz ao público que tudo apresentado em seu filme é real, que assim seja. Principalmente se a interpretação for peça chave para dizer se o filme foi eficaz ou não.

Um dos clássicos da propaganda mundial, o filme “Points of View” (veja abaixo), do jornal The Guardian e lançado em 1986, mostra bem como nos comportamos em relação ao filme do Reclame Aqui. Alguns veem apenas uma parte do todo. Só quando você enxerga o cenário completo é que pode compreender o que está acontecendo. Mas como há diversas versões, fica difícil.

E você? O que acha? Comente.


[signoff]

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (19)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More