Precisamos falar sobre o rádio

https://vimeo.com/171426648

Assim como aconteceu em 2015, o Brasil voltará para casa com quatro troféus em Cannes na categoria “Rádio”. Foram três de bronze e um de prata – este, entregue para a agência Africa pelo case “School Zone Radio”, para a marca Suzuki. Já os de bronze são dois da DM9BBD, pela campanha “Truth Detector”, criada para a 89 FM, e o outro da AKQA São Paulo, pelo case “Don’t Look Away”, desenvolvido para cantor Usher.

A questão é: quando você pensa em propaganda, em especial naquelas que te atingem ao longo do seu dia a dia de alguma maneira, é o rádio que vem em primeiro lugar na sua cabeça? Provavelmente não. Falamos em publicidade e automaticamente somos levados pela onda de novas tecnologias e meios de comunicação ou a TV. Anúncio no YouTube? Somos bombardeados por eles o tempo todo. No Facebook, então, nem se fala. E, agora, a propaganda atingiu até nossas redes sociais até então isentas, como Instagram e, recentemente, Snapchat. Mas o rádio ainda está ali.

Reunir todos os cases feitos para rádio na maior premiação da publicidade do mundo nos faz lembrar de que ele é um dos mais antigos meios de comunicação e, portanto, um dos precursores dessa história de veicular anúncios na mídia. Por mais que pouco se fale sobre a importância do rádio, a pesquisa mais recente aponta que, só no Brasil, são 89 milhões de brasileiros ouvindo rádio diariamente. Ainda segundo o levantamento, realizado pelo Ibope Media, são 53% de ouvintes mulheres e 47% homens. O maior público permanece na faixa dos 30 a 39 anos de idade. A conclusão do estudo é relevante: o rádio é o veículo de comunicação mais abrangente e preferido dos brasileiros.

Por isso, é sempre bom lembrar que apesar das inovações tecnológicas que podem distribuir as mensagens das marcas para o público em qualquer momento, independente de hora e local, a velha e boa propaganda para o rádio, sem imagens ou qualquer tipo de invencionice, ainda é extremamente eficiente e capaz, sim, de atingir o público e levar a mensagem da sua marca até ele de maneira eficiente.

Veja aqui as outras peças premiadas do Brasil:

“Truth Detector”, da DM9BBD para a 89 FM:
https://www.youtube.com/watch?v=CT-OHF2-CP8

“Don´t Look Away”, da AKQA São Paulo para o Usher:
https://www.akqa.com/work/tidal/dont-look-away/

[signoff]

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (2)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More