Pra que serve Cannes? Uma resposta curta, grossa e adoravelmente precisa

Rory Sutherland é Executive Creative Director da OgilvyOne e completamente inglês, como você perceberá rapidamente. Alguém conseguiu arrancar-lhe um depoimento rápido entre um café e outro onde Rory pode falar em pouco mais de 2 minutos sobre sua vontade de dar um soco na cara dos publicitários que tomam vinho rosé e, mais importante, sobre a indústria da propaganda. Mais especificamente no conhecido fenômeno da “Sociedade da Mútua Admiração” em que se transformou a indústria nas últimas 2 décadas, no Brasil e no mundo.

Como no video do Nizan e tantos outros grandes profissionais de outrora que agora ajustam discursos e levantam a bandeira da renovação, mas muitas vezes se esquecem que foram eles mesmos os responsáveis pela implementação e manutenção dessa sociedade de admiração e favorecimento mútuo entre pares, dinâmica que usou (hoje em dia acho que não conta mais tanto) os próprios Leões como critério e combustível. Um critério apoiado em desfile de moda como diz o Rory, um festival de coisas que jamais existiram ou existiriam na vida real. O resultado é um pouco dessa geração de formateiros, sem qualquer noção, paciência ou curiosidade sobre os mecanismos de consumo, que continuam cultuando a cultura da pizza da madrugada enquanto muita grana vai entrando pelos andares mais altos. Enfim, saudades de um ofício que, lá atrás, era a opção de gente criativa e inovadora de fato. Ou, eu era mais ingênuo, o que é mais provável. Mas esse é outro papo. O post vale pelo depoimento do divertido Rory Sutherland da Ogilvy.

PRA QUE SERVE CANNES? ASSISTA ESSA PEQUENA PÉROLA:

Ah, o link para a Seleção Fischeriana (Fischerian Runaway) mencionada pelo Rory – uma associação genial por sinal – é esse.

O Pavão continua aumentando a plumagem para impressionar fêmeas, mesmo que o rabão atrapalhe na hora de fugir de um predador.

Chega uma hora que, mesmo sendo ruim para sobrevivência… nah, a turma tá dando like então vâmo nessa. Aquele momento em que impressionar fica mais importante do que o propósito inicial ;) Fenômeno muito comum em redes sociais. É o cara que salta de paraquedas mais pela foto no Instagram do que pelo salto. Ih, esse papo vai longe, vamos encerrar por aqui.

birds_tail_length

[signoff]

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (8)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More